A modelação de processos empresariais é uma ferramenta utilizada para compreender os fluxos de trabalho da empresa. Esta é uma atividade que permite a identificação de estrangulamentos, falhas e problemas que estão a dificultar o crescimento da organização e a melhoria das tarefas.
Frequentemente, os gestores detectam a ineficiência e a falta de resultados positivos na empresa, mas mal sabem de onde vem este problema. Face a esta questão negativa e oculta, a modelação é uma forma de desatar os passos e todos os processos envolvidos num fluxo de trabalho.
É também um método importante para tornar a produção da sua equipa mais eficiente, sem desperdiçar recursos, e de tal forma que é possível aumentar a produtividade da empresa. Esta optimização do processo reflecte positivamente na rentabilidade, maturidade da gestão, e competitividade empresarial.
Para ter estes resultados no seu negócio e modernizar a sua empresa, compreender o que é a modelação e verificar o processo passo-a-passo para a pôr em prática. Continue a ler.
O que é a modelação de processos de negócio?
A modelação de processos de negócio é uma apresentação e representação gráfica do fluxo de trabalho e das actividades de uma empresa. Também conhecido pelo termo inglês Business Process Modeling (BPM), este modelo ilustrativo e analítico dos seus procedimentos empresariais pode ser feito por meio de diagramas, fluxogramas, e qualquer outro método gráfico que seja fácil de compreender pelos gestores.
Esta é uma actividade que vai muito além do mapeamento do trabalho realizado num negócio. O processo de modelação também visa compreender, transformar, automatizar, e documentar todas as tarefas.
Cada método utilizado para o seu BPM ditará a complexidade e a quantidade de informação recolhida. Aqui está como funciona.
Diagramas de processo
Estas são representações gráficas que descrevem os processos mais relevantes no seu fluxo de trabalho, ou seja, ignoram e não abordam detalhes ou características específicas das actividades realizadas.
Mapas de processos
Aqui, é feita uma recolha de informação mais abrangente, para que cada parte e cada item de uma tarefa seja analisado. No entanto, ainda não engloba todos os elementos que fazem parte do fluxo.
Modelos de Processo
Este é o método mais completo e complexo de modelação de processos empresariais. A sua estruturação considera todas as etapas, recursos e funcionários envolvidos em cada fluxo de trabalho.
Quando é que surgiu?
O termo Business Process Modeling foi abordado pela primeira vez em 1967, num artigo publicado na revista Automation. Como pode ver, este não é um conceito recente, mas apenas ganhou força à medida que as empresas modernizaram o seu sector de TI e investiram na inovação.
Mais tarde, nos anos 70, a modelação de processos de negócio não foi eficiente, porque os modelos de fluxo foram estruturados apenas através de fluxogramas com dados recolhidos de outros sectores da empresa, e não necessariamente do que estava a ser avaliado. Além disso, a linguagem utilizada era complexa, o que dificultava a compreensão e esclarecimento por parte de outros empregados e responsáveis da empresa.
Face a esta complexidade, um modelo mais dinâmico e claro, capaz de apresentar todo o comportamento e funcionamento de uma empresa, começou a tomar forma. Até que evoluiu para os modelos que conhecemos hoje.
Para que serve a modelagem de processos de negócio?
Em geral, BPM é uma ferramenta utilizada para controlar, compreender, melhorar e conceber o fluxo de trabalho operacional, de modo a que seja possível compreender todo o funcionamento da organização. Por outras palavras, é uma forma de desenhar e desvendar tudo o que é feito na empresa, a fim de identificar estrangulamentos, falhas, desequilíbrios, e oportunidades de melhoria.
Além disso, este método serve também para documentar todas as fases dos processos. Assim, é possível ter informações para controlar a produtividade e a qualidade do que é feito para atingir objectivos e crescimento do negócio. Afinal de contas, isto só é possível quando todas as tarefas estão alinhadas.
A constância é um dos segredos das estratégias e melhorias para funcionar correctamente. Com isto em mente, separámos os principais benefícios de começar a trabalhar com BPM. Verifique-os.
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