ATENÇÃO: SE QUISER DESFRUTAR DOS BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL, NÃO SE CONCENTRE EM PEQUENOS DETALHES.
Porque este é o maior erro que vejo os empresários cometerem quando se trata de marketing digital: eles não olham para o fundamento, preocupam-se apenas com os pequenos detalhes.
Mas o fundamento é a base, é o que sustenta toda a sua estratégia de marketing. Sem uma base sólida, o resto da estrutura não pode suportar o seu próprio peso e desmorona-se.
Não digo que detalhes, como uma imagem de alta qualidade ou um vídeo editado no cinema, não funcionam. O grande problema é que não são mais do que isso: detalhes.
É como um bolo. A massa do bolo é a base, e as decorações são detalhes.
Conhece aqueles bolos de avó super simples, sem cobertura, sem recheio, mas a massa é tão saborosa que se come com a boca cheia?
Por outro lado, conhece aqueles bolos de padaria lindos e apelativos que se dá uma dentada e desiste porque o sabor é simplesmente decepcionante?
A mesma coisa acontece com o marketing digital da sua empresa. Os seus clientes estão muito mais interessados em massas deliciosas do que em massas más com todos os enfeites.
Mas qual é a base do marketing digital?
Digo-vos numa palavra: conteúdo. Criar toneladas de conteúdo de alta qualidade que gera muito valor para o seu público é o que separa os homens dos rapazes no mundo online.
E quando se acerta, independentemente do pequeno detalhe, tende-se a colher os frutos da sua estratégia bem feita.
Nenhum dos 13 benefícios do marketing digital que detalharei nas próximas linhas alcançará o melhor desempenho se não se concentrar nos fundamentos.
Portanto, o ponto zero do sucesso digital é o conteúdo.
Agora que isso está claro, posso passar à primeira grande vantagem de estar online: a visibilidade da sua marca.
#1 Alcançar uma forte presença e visibilidade online
Alcançar uma forte presença e visibilidade online
Deixem-me ir directo ao assunto: se a vossa marca não está na Internet, simplesmente não existe. Pelo menos não para os seus potenciais clientes.
Tome-se apenas como exemplo. Se é como 75,7% das pessoas, pesquisa ofertas na Internet antes de comprar.
Posso até apostar que na maioria das vezes utiliza o Google para esta missão de fazer perguntas ou procurar informação.
É provável que compre a uma das marcas que aparecem no seu ecrã. A sério, quais são as probabilidades de comprar a uma empresa cuja informação não esteja a um clique de distância?
É por isso que eu digo, se a sua marca não estiver na Internet, ela não existe.
E direi mais, se a sua marca não estiver na Internet, as probabilidades são que a sua concorrência exista.
No Brasil, então, que é o terceiro país do mundo que passa mais tempo a navegar na Internet, não há forma de ignorar a importância de estar online.
O facto é que quanto mais informação online houver sobre essa empresa, maiores são as probabilidades de ela ter uma forte presença e visibilidade na Internet.
Se é isso que pretende, é importante tê-la constantemente a alimentar as redes sociais, o website e o blogue da marca.
O importante é criar e publicar toneladas de conteúdos de muito alta qualidade para alcançar visibilidade.
E visibilidade na Internet significa ultrapassar as barreiras geográficas e chegar literalmente a todo o mundo. Não há praticamente limites para o alcance digital da sua marca.
#2 Ter elevada escalabilidade
Acabei de dizer que em digital é possível chegar ao mundo inteiro se se quiser.
Por outras palavras, não está preso a outdoors, televisão, rádio, jornal, em suma, aos meios de comunicação tradicionais que são limitados e muito caros.
Pode querer limitar um pouco o seu alcance no caso de um produto físico, por exemplo. Porque mesmo com a possibilidade de alcance global, pode não ser viável enviar o seu produto a um comprador no Japão.
Mas, pense comigo. Se tiver um infoproduto, a escalabilidade é gigantesca. Pode distribuí-lo a nível mundial com a vantagem de não ter de pagar um cêntimo na expedição.
Pense no nível de impacto daqueles que utilizam o marketing digital para distribuir o seu infoproduto: com um clique, podem enviar o produto para o outro lado do planeta.
#3 Construir uma audiência qualificada e segmentada
Não sei se é vegetariano ou não, mas suponha por um momento que o é.
Quantas vezes viu anúncios de carne na televisão, em painéis publicitários na rua, ou mesmo em folhetos que lhe foram entregues nos semáforos?
Pense comigo o que é ineficiente fazer. Você, como vegetariano, não é definitivamente o seu público-alvo, e mesmo assim é inundado por estes anúncios nos meios de comunicação tradicionais.
As probabilidades são de nunca se converterem num cliente, e as empresas que geriram estas campanhas só perderam dinheiro ao chegarem a pessoas como você.
A grande vantagem da Internet é que pode alcançar exactamente as pessoas certas.
Nenhum comentário: