Marketing digital para iniciantes

 ATENÇÃO: SE QUISER DESFRUTAR DOS BENEFÍCIOS DO MARKETING DIGITAL, NÃO SE CONCENTRE EM PEQUENOS DETALHES.


Porque este é o maior erro que vejo os empresários cometerem quando se trata de marketing digital: eles não olham para o fundamento, preocupam-se apenas com os pequenos detalhes.



Mas o fundamento é a base, é o que sustenta toda a sua estratégia de marketing. Sem uma base sólida, o resto da estrutura não pode suportar o seu próprio peso e desmorona-se.


Não digo que detalhes, como uma imagem de alta qualidade ou um vídeo editado no cinema, não funcionam. O grande problema é que não são mais do que isso: detalhes.


É como um bolo. A massa do bolo é a base, e as decorações são detalhes.


Conhece aqueles bolos de avó super simples, sem cobertura, sem recheio, mas a massa é tão saborosa que se come com a boca cheia?


Por outro lado, conhece aqueles bolos de padaria lindos e apelativos que se dá uma dentada e desiste porque o sabor é simplesmente decepcionante?


A mesma coisa acontece com o marketing digital da sua empresa. Os seus clientes estão muito mais interessados em massas deliciosas do que em massas más com todos os enfeites.


Mas qual é a base do marketing digital?


Digo-vos numa palavra: conteúdo. Criar toneladas de conteúdo de alta qualidade que gera muito valor para o seu público é o que separa os homens dos rapazes no mundo online.


E quando se acerta, independentemente do pequeno detalhe, tende-se a colher os frutos da sua estratégia bem feita.


Nenhum dos 13 benefícios do marketing digital que detalharei nas próximas linhas alcançará o melhor desempenho se não se concentrar nos fundamentos.


Portanto, o ponto zero do sucesso digital é o conteúdo.


Agora que isso está claro, posso passar à primeira grande vantagem de estar online: a visibilidade da sua marca.   


#1 Alcançar uma forte presença e visibilidade online

Alcançar uma forte presença e visibilidade online


Deixem-me ir directo ao assunto: se a vossa marca não está na Internet, simplesmente não existe. Pelo menos não para os seus potenciais clientes.


Tome-se apenas como exemplo. Se é como 75,7% das pessoas, pesquisa ofertas na Internet antes de comprar.


Posso até apostar que na maioria das vezes utiliza o Google para esta missão de fazer perguntas ou procurar informação.  


É provável que compre a uma das marcas que aparecem no seu ecrã. A sério, quais são as probabilidades de comprar a uma empresa cuja informação não esteja a um clique de distância?


É por isso que eu digo, se a sua marca não estiver na Internet, ela não existe.


E direi mais, se a sua marca não estiver na Internet, as probabilidades são que a sua concorrência exista.


No Brasil, então, que é o terceiro país do mundo que passa mais tempo a navegar na Internet, não há forma de ignorar a importância de estar online.


O facto é que quanto mais informação online houver sobre essa empresa, maiores são as probabilidades de ela ter uma forte presença e visibilidade na Internet.


Se é isso que pretende, é importante tê-la constantemente a alimentar as redes sociais, o website e o blogue da marca.


O importante é criar e publicar toneladas de conteúdos de muito alta qualidade para alcançar visibilidade.


E visibilidade na Internet significa ultrapassar as barreiras geográficas e chegar literalmente a todo o mundo. Não há praticamente limites para o alcance digital da sua marca.


#2 Ter elevada escalabilidade

Acabei de dizer que em digital é possível chegar ao mundo inteiro se se quiser.


Por outras palavras, não está preso a outdoors, televisão, rádio, jornal, em suma, aos meios de comunicação tradicionais que são limitados e muito caros.


Pode querer limitar um pouco o seu alcance no caso de um produto físico, por exemplo. Porque mesmo com a possibilidade de alcance global, pode não ser viável enviar o seu produto a um comprador no Japão.


Mas, pense comigo. Se tiver um infoproduto, a escalabilidade é gigantesca. Pode distribuí-lo a nível mundial com a vantagem de não ter de pagar um cêntimo na expedição.


Pense no nível de impacto daqueles que utilizam o marketing digital para distribuir o seu infoproduto: com um clique, podem enviar o produto para o outro lado do planeta.


#3 Construir uma audiência qualificada e segmentada

Não sei se é vegetariano ou não, mas suponha por um momento que o é.


Quantas vezes viu anúncios de carne na televisão, em painéis publicitários na rua, ou mesmo em folhetos que lhe foram entregues nos semáforos?


Pense comigo o que é ineficiente fazer. Você, como vegetariano, não é definitivamente o seu público-alvo, e mesmo assim é inundado por estes anúncios nos meios de comunicação tradicionais.


As probabilidades são de nunca se converterem num cliente, e as empresas que geriram estas campanhas só perderam dinheiro ao chegarem a pessoas como você.


A grande vantagem da Internet é que pode alcançar exactamente as pessoas certas.






Marketing digital para iniciantes Marketing digital para iniciantes Reviewed by Mundo dos Animais reias on março 12, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.