Há maneiras de retardar a menstruação por dias ou, até mesmo, meses, usando o primossistor da droga, tomando anticoncepcionais, ou usando o DIU hormonal, no entanto, nenhuma das opções pode parar a menstruação depois que ela já tiver caído.
Embora algumas mulheres tomem água salgada, água com vinagre ou recorram à pílula do dia seguinte ou ibuprofeno, estas soluções não são aconselhadas porque podem ser prejudiciais à saúde e causar alterações hormonais, desregulando os ciclos. Além disso, não há provas científicas de que estes métodos sejam eficazes para interromper a menstruação.
Se uma mulher quiser adiar seu período para a semana seguinte, ficar um mês sem menstruar, ou parar de menstruar completamente, ela deve conversar com seu ginecologista para que seja indicada a melhor maneira de fazer isso.
Embora não exista uma maneira segura ou eficaz de interromper a menstruação imediatamente ou depois que ela já tenha descido, existem maneiras de adiá-la ou adiá-la por dias ou meses, como por exemplo:
1. Primosiston
O Primosiston é um medicamento indicado para o tratamento de sangramento uterino grave, mas também pode ser usado com aconselhamento médico para ou retardar a menstruação. Isto porque este medicamento mantém altos os níveis de progesterona e estrogênio, o que impede a ovulação e retarda a menstruação.
A toma de primossiston antecipa ou retarda a menstruação por cerca de 2 a 3 dias, e após alguns dias de seu uso, é normal que haja algum sangramento, que não é menstruação, mas serve para limpar o útero. Veja para que é usado o primossímbolo e como tomá-lo.
2. Contraceptivos orais
Quando uma mulher toma contraceptivos orais, é possível adiar a menstruação para o ciclo seguinte, ficando um mês sem menstruação, tomando duas doses consecutivas, ou seja, basta tomar a primeira pílula da nova dose logo após a anterior para evitar que a menstruação desça.
Entretanto, existem pílulas nas quais as últimas pílulas são placebo, geralmente de cor diferente, e portanto, para que a mulher não menstrue, é importante não tomar essas pílulas, e começar a tomar a próxima.
Com a toma de dois cartéis consecutivos a menstruação não cai porque os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona permanecem altos, não acontecendo a descamação das paredes do útero. Aprenda como funciona o contraceptivo e como tomá-lo.
3. Contracepção de uso contínuo
A pílula contraceptiva de uso contínuo permite que a mulher não tenha menstruação por vários meses, já que mantém os níveis dos hormônios progesterona e estrogênio elevados, inibindo o sangramento. Verifique os benefícios de tomar a pílula contínua.
No entanto, pode haver uma pequena perda de sangue durante o mês, especialmente nos primeiros 3 meses de uso deste contraceptivo.
4. DIU com hormônio
O DIU com hormônio, conhecido cientificamente como SIU, como, por exemplo, o DIU Mirena, reduz a quantidade de sangue que uma mulher perde durante a menstruação e, em alguns casos, pode parar completamente o sangramento, e a mulher não menstrua durante seu uso.
Isto acontece porque o DIU é um dispositivo que contém levonorgestrel, semelhante à progesterona que o ovário produz, o que causa um aumento na espessura do muco da mulher e mudanças na parede do útero, impedindo a gravidez e podendo interromper a menstruação. Entenda como funciona o DIU Mirena.
5. Injeções de hormônios
A injeção hormonal é um contraceptivo que contém progesterona e é administrado a uma mulher a cada 3 meses, reduzindo a quantidade de sangramento ou interrompendo totalmente a menstruação durante seu uso.
A injeção com progesterona inibe a ovulação e altera o muco, impedindo a gravidez, e mantém os valores de progesterona elevados, o que impede que a menstruação desça. Veja o que é contracepção injetável, como ela funciona e como utilizá-la.
6. 6. Implante
O implante é um método contraceptivo com progesterona que permite manter os níveis deste hormônio elevados, reduzindo a quantidade de sangramento ou impedindo que a menstruação desça.
Além disso, o implante impede a ovulação e aumenta a espessura do muco, dificultando a passagem dos espermatozóides e impedindo a gravidez.
O implante é um pequeno tubo que é colocado sob a pele do braço pelo ginecologista e tem duração de 3 anos. Saiba o que é o implante, suas vantagens e como ele funciona.
Nenhum comentário: