O cântico dos pássaros está no entanto ligado ao processo de sedução e harmonização da fêmea para um possível acasalamento.
Para nós, o canto dos pássaros pode ser entendido como um presente da natureza. Este tipo de som proporciona sentimentos de tranquilidade e paz, e é muito apreciado pelas pessoas.
Neste post, conhecerá algumas espécies de aves que têm um canto tão belo que é impossível não o ouvir! Vamos lá?
Uirapuru-verdadeiro
A espécie Cyphorhinus aradus, popularmente conhecida como uirapuru, é uma ave típica da região amazónica.
Embora a sua plumagem castanha-avermelhada não seja visualmente muito bonita, o seu canto é semelhante a uma flauta e é considerado um dos mais belos da floresta. O canto é tão melodioso e elaborado que existe uma lenda que diz que quando o uirapuru canta, até as outras aves caem em silêncio.
Um fato curioso é que o famoso canto do uirapuru só ocorre entre os meses de Outubro e Novembro, que é a altura em que a ave constrói o seu ninho. Durante o resto do ano, a ave apenas chilreia.
O canto costuma durar entre cinco e dez minutos, e acontece ao amanhecer e ao anoitecer.
Sabiá-laranjeira
O tordo laranja (Turdus rufiventris) é uma ave muito comum na América do Sul e pode ser identificada pela cor de ferrugem da sua barriga.
Considerada a ave símbolo do Brasil, a sabiá-laranjeira é venerada por muitos poetas como a ave que canta o amor e a primavera.
Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve o canto de um tordo durante as primeiras horas da manhã, no início da Primavera, será abençoada com amor, felicidade e paz.
O cântico desta espécie é característico dos machos, e é muito melodioso durante o período reprodutivo. Para além de atrair as fêmeas, o canto pode ocorrer para a defesa do território. O macho também pode cantar à noite ou ao amanhecer para "ensinar" aos pintos a melodia.
Curió
A ave da espécie Oryzoborus angolensis, conhecida como curió, é nativa do Brasil e é muito apreciada pelo seu canto.
Esta ave disputa o domínio do território através do seu canto. Esta característica, e também a grande qualidade do canto, faz com que o curió seja muito estimado entre os criadores e amantes das aves.
Existe uma grande variedade de cantos, que varia de região para região, e os pintos desta espécie aprendem a cantar com o seu pai.
Para além de excelentes cantores, os curiosos nascem imitadores. Por esta razão, não é recomendado reproduzi-los juntamente com outras espécies de aves, uma vez que aprendem facilmente o seu canto e podem perder a capacidade de executar o seu canto característico.
Assim, a uirapuru, a sabiá-laranjeira e o curió são espécies representativas da fauna brasileira que têm belos cantos e são muito apreciadas pelos amantes das aves.
Nenhum comentário: