O Coleiro é uma ave conhecida em várias partes do Brasil e em alguns países vizinhos, com um canto que é um ponto alto na natureza, que encanta os criadores. Popularmente conhecido como Coleirinho, em cada região existe um nome diferente para identificar a espécie, que também pode ser chamado Papa Capim, Tuí Tuí, Papa Mineiro, Papa-Arroz, Gola de Cruz e etc.
Com uma dieta concentrada em grãos, o Coleiro alimenta-se de alpiste com uma mistura de outros grãos, tais como conião, pés de galinha, brachiaria e outras porções. A espécie tem como habitar natural nas florestas, pastagens e praças urbanas.
Alguns criadores se encantam bela sua beleza e pelo seu lindo cântico que atrai inúmeros admiradores em todo o pais, sendo este um dois mais buscados nas matas pelos que admiram esta espécie,
Características da raça
Família: Thraupidae
Nome científico: Sporophila caerulescens
O Coleiro é muito sociável e quanto mais cuidado o criador tem, a ave corresponde com um canto ainda mais forte, num tom melodioso. Por esta razão estão presentes em vários concursos de fibras, o que significa que não se sentem intimidados pela presença de outras aves da mesma espécie.
A espécie mede cerca de 12 cm e tem cores características que diferenciam os machos e as fêmeas. O macho tem uma gola branca e preta, com um "bigode" branco ou ligeiramente cinzento-esverdeado. Podem também ter um peito branco ou amarelo. As fêmeas, por outro lado, têm uma coloração acastanhada e um pouco mais escura no dorso.
Reprodução
Nos períodos reprodutivos, entre os meses de Outubro e Fevereiro, o macho e a fêmea afastam-se do rebanho para efetuar a cópula.
O ninho é construído pelo macho, que reúne várias gramíneas, raízes e outras fibras vegetais para a elaboração. Enquanto a fêmea põe os seus ovos, durante cerca de duas semanas o macho canta para afastar as outras aves de rapina próximas. Depois de nascerem, os jovens deixam o ninho após 13 dias, e aos 35 dias já conseguem comer sozinhos.
Para a reprodução em gaiolas, os coleiros não costumam ter um bom desempenho. A presença dos machos torna as fêmeas resistentes à reprodução e levam muito tempo a acasalar, o que torna difícil para um criador ter uma cria. Por conseguinte, o criador deve ter cuidado e esperar pelo momento certo para acasalar em segurança.
Curiosidades
1 - O Pombo Colarinho é considerado a ave mais sociável da fauna brasileira.
2 - Geralmente, é a primeira ave que cada criador de aves, quando criança, teve.
3 - Os machos fazem questão de participar nos cuidados dos pintos, que podem mesmo lutar com a fêmea pelo direito de os alimentar.
4 - Está distribuído pela maior parte do Brasil, especialmente pelo Centro-Sul e países limítrofes.
Nenhum comentário: