Os maiores mamíferos terrestres, os elefantes estão divididos em duas espécies: o elefante maximus, elefante asiático; e o loxodonta africana, elefante africano.
O elefante africano é diferenciado de um asiático pelo seu tamanho: além de ser mais alto, o africano tem orelhas e presas maiores do que os seus parentes asiáticos. Os elefantes cativam pessoas de todas as idades com as suas atitudes, carisma, e inteligência.
Alguns fatos interessantes sobre os grandes elefantes
1. Proteção contra o perigo
Os elefantes são muito unidos entre eles , e quando eles entram em perigo eminente, os animais formam um grande círculo em que os maiores protegem os menores.
Por terem uma ligação tão forte, parecem sofrer muito com a morte de um membro do grupo.
2. Audiência aguçada
Estes mamíferos ouvem tão bem que podem ouvir sons mesmo através dos seus pés: de acordo com um estudo da bióloga da Universidade de Stanford Caitlin O' Connell-Rodwell, os passos dos elefantes ressoam noutra frequência e outros animais podem receber este som através do solo, de ate 12 quilómetros de distância .
3. Alimentação
Um elefante come 125 quilos de plantas, erva e folhagem, e bebe 200 litros de água por dia, com o seu tronco a sugar 10 litros de água de uma só vez.
4. O poder do tronco
Composta pela junção do nariz e do lábio superior dos elefantes, a tromba é a principal responsável pela respiração do animal, mas desempenha muitas outras funções importantes.
Tem mais de 100.000 músculos fortes que ajudam estes mamíferos, desde pegar numa folha de erva até desenraizar ramos inteiros de árvores.
O tronco pode conter cerca de 7,5 litros de água, permitindo aos animais utilizá-la para deitar líquido na boca para beber ou salpicá-la sobre os seus corpos para se banharem.
Além disso, o tronco é também utilizado em interações sociais, para abraçar, cuidar, e confortar outros animais.
5. Gravidez longa
A gestação de elefantes é a mais longa entre os mamíferos: 22 meses.
6. O grito de elefante
Embora sejam fortes, resistentes e possuam sentido de humor, estes mamíferos também choram com emoção.
Há alguns casos que levam os cientistas a acreditar que os gritos dos elefantes estão de facto ligados a sentimentos de tristeza.
7. Terra e lama como proteção
Os jogos do elefante envolvendo terra e lama têm uma função muito importante: proteger a pele do animal dos raios solares.
8. Bons nadadores
Apesar do seu tamanho, os elefantes movem-se muito bem através da água e usam as suas pernas fortes e boa flutuação para atravessar rios e lagos.
9. Memória dos elefantes
Com certeza alguma vez em sua vida você deve ter ouvido alguém dizer a frase "ter a memória de um elefante", não ouviu? E, sim, os elefantes têm realmente a capacidade de preservar a memória de outros seres durante anos e mesmo décadas
Nenhum comentário: