Conheça o falcão - peregrino




O falcão peregrino é uma ave de rapina, que tem hábitos diurnos e tamanho médio.


Pode ser encontrada em todo o mundo, em todos os continentes, exceto na Antártida.


O seu nome científico, Falco peregrinus, é de origem grega e latina, significando "falcão errante" ou "peregrino", como o nome sugere.


Características

O falcão peregrino adulto tem uma coloração cinzenta escura nas costas, com um peito e abdómen mais claros - entre branco e creme. A sua cabeça e pescoço são também cinzentos escuros, quase pretos, como as suas costas. Além disso, tem uma faixa em forma de lágrima debaixo dos olhos.

A sua silhueta é bastante robusta durante o voo, quando também é possível notar a sua cauda curta e quadrada.

Tanto a sua cera como o tarso são amarelos ou alaranjados, com uma íris escura e um bico amarelado na base e preto na ponta.

Normalmente mede entre 35 e 51 cm, e pesa: 410 a 1060g para o macho, e 595 a 1600g para a fêmea, que é cerca de 20% maior.

O jovem falcão peregrino, por outro lado, tem uma plumagem próxima do castanho, onde o dorso é mais escuro, e a barriga é de cor creme, estriada em castanho. A cera tem uma cor cinza-azulada, e o tarso é amarelo pálido.


Subespécie

Atualmente, existem 19 subespécies reconhecidas do falcão peregrino em todo o mundo. 

F. p. tundrius: tundra árctica da América do Norte, do Alasca à Gronelândia; no Inverno migra para a América do Sul tão a sul como o Chile, Brasil e Argentina.

F. p. anatum: América do Norte, do sul do Canadá e Estados Unidos para o norte do México; no Inverno migra para o sul dos Estados Unidos para a América Central, raramente chegando ao Brasil. Algumas populações de F. p. anatum são residentes nos Estados Unidos.

F. p. cassini: subespécie residente, ocorre na região andina, do Equador e sul da Bolívia (Cochabamba), para o Peru (Cuzco, Juni Lambayeque, Piura), norte da Argentina e sul do Chile.

F. p. pealei: costa ocidental da América do Norte a partir do Alasca ocidental e das ilhas Aleutas.

Alimentação

A dieta do Falcão Peregrino é muito variada, e inclui tudo desde aves a morcegos, pequenos mamíferos, peixes, e insetos.


Caçador solitário, inclui no seu menu aves mais pequenas, como pombos ou pássaros, que normalmente cai em voo e mata com o seu bico.


Como predador, é considerado um dos mais eficientes da natureza, devido à sua incrível velocidade - o que também o torna o animal mais rápido do mundo quando mergulha no ar após a sua presa.

No entanto, o falcão peregrino nem sempre é capaz de consumir as aves que caça, devido ao ambiente em que se encontra.

É comum que isto ocorra principalmente nos centros urbanos, devido ao trânsito de carros e pessoas.

Além disso, é também vítima de outras aves de rapina, que o atacam tentando roubar as suas presas abatidas.


Reprodução


Preferencialmente, constrói os seus ninhos nas arestas dos penhascos, embora também haja vários relatos de reutilização de ninhos de outras espécies.


Quando colocado em centros urbanos, o Falcão Peregrino utiliza espaços como os topos de edifícios, pontes e outras estruturas construídas pelo homem.


É importante lembrar que o falcão-peregrino não se reproduz no Brasil. Por outras palavras, as espécies que aqui se reproduzem são todas nativas do hemisfério norte.


São muito territoriais durante o período reprodutivo, o que os leva a assustar até águias e falcões maiores.


Cada ninhada contém geralmente 3 a 4 ovos, que são incubados durante 32 a 35 dias por ambos os progenitores.


Após a eclosão, demoram entre 35 a 42 dias a ficarem completamente emplumados, e continuam dependentes dos seus pais por mais um mês.



Hábitos


O falcão peregrino habita geralmente regiões montanhosas ou costeiras.


No entanto, é também comum encontrá-lo nas grandes cidades.


No estado de São Paulo, por exemplo, aparecem normalmente no mês de Outubro e partem no final de Março.


É uma ave de hábitos solitários, mas também pode viver em casal, com quem se concentra em realizar as suas atividades de caça de manhã cedo ou ao fim da tarde.


Um facto curioso sobre o falcão peregrino é que regressa sempre ao mesmo local para a invernada, todos os anos, durante toda a sua vida.


Outro ponto que também são muito fiéis, é sobre o lugar onde habitualmente ficam empoleirados, durante as horas em que estão a caçar ou a descansar.


Distribuição Geográfica


Como dissemos anteriormente, o falcão peregrino encontra-se em todos os continentes do planeta, exceto na Antártida.


No entanto, embora seja avistado na América do Sul, não se reproduz aqui - é apenas uma espécie migratória.

Habita em muitos tipos diferentes de lugares onde é encontrado: desde montanhas, a tundras, regiões costeiras, savanas, ilhas, e centros urbanos.


Curiosidades


Como mencionámos anteriormente, o falcão peregrino é considerado o animal mais rápido em todo o mundo.

Durante o voo, pode atingir até 100 milhas por hora.


No entanto, os números são ainda mais impressionantes quando a ave de rapina mergulha no ar após a sua presa.

Neste caso, a sua velocidade atinge uns incríveis 200 milhas por hora.

Além de voar muito depressa, o Falcão Peregrino é também muito resistente. Isto porque durante as suas migrações pode cobrir uma distância de mais de 20 mil quilómetros.


Ameaças


Por ser muito sensível ao envenenamento com inseticidas, especialmente DDT, o falcão peregrino enfrentou sérios riscos, especialmente na Europa e América do Norte entre os anos 50 e 60.

Uma vez que a utilização do inseticida não estava regulamentada, a ave de rapina era facilmente contaminada pela presa que matava.



Assim, várias populações da espécie foram quase totalmente extintas.


No entanto, com a proibição destes tipos de inseticidas das plantações, e a libertação na natureza de espécies criadas em cativeiro, a situação começou a inverter-se.


No entanto, a introdução destas aves criadas em cativeiro diminuiu o fluxo migratório da América do Norte para o Brasil, por exemplo. Isto porque as novas populações já não tinham este hábito.

o tiroteio;

roubo de ovos e pintos para utilização em falcoaria;

doenças transmitidas pelos pombos;

para além da degradação dos habitats em que vivem habitualmente.


Migração


Tal como informado ao longo do texto, o falcão peregrino tem hábitos migratórios muito intensos.

Assim, estas aves percorrem cerca de 22 mil quilómetros em pouco mais de um mês.

Outra subespécie de falcão peregrino que pode aparecer no Brasil é o F. p. anatum.

No entanto, é muito mais raro que esta ave migre para aqui - devido às condições climáticas, elas deslocam-se para norte até à América Central e do Sul.


Conheça o falcão - peregrino Conheça o falcão - peregrino Reviewed by Mundo dos Animais reias on fevereiro 20, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.