Curiosidades sobre a cobra sucuri


A sucuri é uma das maiores cobras não-pungentes do mundo, e é considerada a maior do Brasil. Pode medir até 11,65 m de comprimento animal, como relatado por Marechal Rondon. Mas para aqueles que sabem tudo sobre a serpente sucuri, já é válido que o seu tamanho ainda é bastante discutido.

A sucuri mais longa do mundo, cujo comprimento foi comprovado, apareceu no Museu de Londres e tinha 8,80 m de comprimento. Mas é evidente que este é o comprimento da pele, e não significa que o animal em vida tivesse este tamanho.


Verifique as principais características e aprenda como identificar um animal desta espécie com a informação e dicas para aprender tudo sobre as cobras sucuri!


Onde vivem as serpentes sucuri e do que se alimentam?

A espécie vive principalmente nas margens dos rios e ribeiros. A dieta da anaconda é essencialmente carnívora, por isso come peixe e sapos. E não é raro ver uma anaconda a caçar animais que vêm beber às margens dos corpos de água, tais como capivaras, antas, e veados.


Também captura jacarés, matando-os por constrição. Por vezes, em busca de alimento, uma anaconda pode invadir quintas ou casas para caçar galinhas e outros animais de estimação. Os maiores são capazes de engolir um bezerro, mas não um boi adulto.


Não há nenhum caso cientificamente comprovado de que uma anaconda tenha presas num ser humano. Os casos exibidos na Internet e na televisão não são mais do que fabricas!


Pode ser encontrada nas bacias dos principais rios brasileiros, como o Paraguai, o Baixo Paraná, incluindo o Pantanal e o Tietê.


Embora não seja um animal agressivo, está a diminuir todos os dias, devido à destruição de sucuris no seu habitat natural, poluição das fontes de água, e caça pelo seu maior predador: o homem.


Tudo sobre as cobras anaconda: aprender a reconhecê-las

A anaconda tem um corpo verde escuro com manchas ovais negras. Os seus olhos e narinas estão no topo da sua cabeça, de modo que pode ver e respirar enquanto nada. Podem também morder, para defesa, qualquer pessoa que se aproxime deles, quando não conseguem escapar nadando.


Uma mordida de anaconda pode causar infecção, uma vez que a cobra geralmente deixa os seus dentes presos na carne da vítima. A cobra ainda mantém hábitos nocturnos e solitários.


Passa grande parte do seu tempo na água, onde atinge velocidades muito mais rápidas do que quando rasteja em terra. Debaixo de água espera pacientemente pela presa, mantendo apenas o seu focinho acima da superfície.


Quando um animal passa ou pára para beber, agarra-o com uma dentada e envolve-se à volta do seu corpo. Assim, mantém-no apertado até sufocar ou afogar-se. O mesmo pode acontecer em terra seca, com excepção do afogamento.


A vítima não é esmagada, a anaconda apenas a aperta com força suficiente para a impedir de respirar.


A anaconda no ambiente

Como a sua digestão é lenta, após a alimentação, a anaconda passa muito tempo a descansar ao sol. Se necessário, pode sobreviver mais de um ano sem se alimentar.


A fêmea liberta uma feromona que atrai os machos e copula com 5 a 12 deles. Durante o ato, os animais permanecem enroscados numa grande bola de cobra.


As anacondas são vivíparas, ou seja, após um período de seis meses a anaconda dá à luz 20 a 40 crias que nascem com cerca de 70-80 cm de comprimento e são completamente auto-suficientes.


Estes pequenos animais atingem a maturidade em seis anos e podem viver (e crescer) até 30 anos, mas há um aviso de que a maioria deles provavelmente não viverá para além dos 10 anos. E, isto acontece devido à ação predatória do homem.


O que acontece se a anaconda atacar um ser humano?

Normalmente, a pessoa perderá a consciência em trinta segundos (sessenta se não tentar lutar), um tempo que pode ser aumentado dependendo da saúde da pessoa.


Pode acabar por morrer em mais quatro minutos (extensível apenas em função da Saúde), mas se for libertada a tempo, tem hipóteses de recuperar a consciência rapidamente.


Se a pessoa não se conseguir libertar, os seus companheiros podem ajudar. Um adulto pode normalmente libertar-se de uma anaconda de quatro metros de comprimento.


Dois adultos podem subjugar uma anaconda de cinco ou seis metros de comprimento. São precisos três para dominar uma anaconda de sete metros de comprimento, e quatro para uma que tenha oito ou nove metros de comprimento. Da mesma forma, são necessárias cinco pessoas para uma que tenha dez metros de comprimento, seis para uma que tenha onze metros de comprimento, e sete para uma que tenha doze metros de comprimento.


Tudo sobre a cobra anaconda de acordo com a ciência

A classificação da serpente sucuri de acordo com os conhecimentos zoológicos é a seguinte:


Classificação Zoológica:


Reino: Animal;

Filo: Cordatos;

Sub Filo: Vertebrados;

Classe: Répteis;

Ordem: Escamado;

Subordem: Pulgões;

Família: Boidae;

Ordenar: Eunectes,

Espécie: Eunectes Murinus.

Os nomes alternativos para a cobra sucuri são:


Sucuriju, Sucurijuba, Boiçu (Português e Tupi);

Anaconda (francês, espanhol, holandês, e inglês);

Amaru (Quechua),

Water Boa (Inglês).

Outros dados do conhecimento científico:


Comprimento: demonstravelmente até 9 m, mas geralmente entre 4 e 6 m;

Massa: até 250 kg, mas, geralmente, de 30 a 90 kg,

Habitat: lagos e rios calmos e caudalosos da América do Sul tropical, e grutas e florestas tropicais perto das suas margens.




Curiosidades sobre a cobra sucuri Curiosidades sobre a cobra sucuri Reviewed by Mundo dos Animais reias on fevereiro 18, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.