As aves representam muito bem a diversidade no meio ambiente. São frequentemente lembradas pela sua exuberância sem manchas, com cores, tamanhos e formas variadas. Descubra mais detalhes sobre a origem das espécies de pássaros!
Muitas pessoas encontraram-se nesse dilema de quem veio primeiro: o ovo ou a galinha. Há também quem se tenha perguntado porquê e como voam as aves.
Se é uma dessas pessoas curiosas, prepare-se para saber tudo sobre pássaros neste guia super fixe que preparámos.
Conheça a origem das espécies de pássaros
Presentes em diferentes lugares do mundo, desde o Pólo Norte ao Sul, as aves são tão diversas como muitos outros tipos de animais.
Adaptaram-se bem a diferentes tipos de ambiente ao longo do tempo. Não admira que muitos se tenham tornado grandes companheiros para os humanos quando criados em vivários apropriados.
Falar sobre a origem de qualquer animal é muito complexo, porque nem sempre há dados específicos sobre o assunto.
Com os nossos queridos passarinhos, não é diferente. Existem várias teorias e diferentes estudos, para além da informação já comprovada.
Arqueópterix e a teoria dos dinossauros
Para aqueles que se lembram das suas aulas de biologia, é possível que a origem das aves o faça pensar em dinossauros. Se for este o caso, não está enganado!
Ainda que haja sempre novas teorias e teorias a serem formuladas, a maioria dos biólogos e estudiosos no terreno acredita que as aves são uma evolução dos dinossauros de duas patas. Este argumento ganhou força graças aos fósseis da espécie Archaeopterix, encontrados na Alemanha em 1860.
Segundo estudos realizados por paleontologistas, este animal viveu há mais de 145 mil anos, durante o Período Jurássico.
É a primeira espécie a ter características comuns entre aves e dinossauros, tais como uma cauda longa e óssea, a presença de três garras em cada asa, dentição completa, e provas de penas.
Para eles, teria sido a partir destes dinossauros que as aves evoluíram até atingirem as linhagens modernas.
Diferentes opiniões e novas teorias
Embora a teoria de Archaeopterix seja amplamente aceite e tenha uma base científica, existem outras hipóteses sobre o aparecimento de aves.
Uma das mais conhecidas é que os antepassados das aves modernas teriam aparecido juntamente com os primeiros dinossauros.
Nessa altura, várias espécies de aves teriam coexistido até à sua extinção, tal como os dinossauros. De acordo com esta concepção, os indivíduos evoluíram gradualmente para quase 10.000 linhagens, que é a estimativa de quantas espécies de aves existem hoje em dia.
Classificações e divisões entre espécies de pássaros
A classificação das aves continua a ser uma questão muito complexa. Existem diferentes estudos sobre as divisões entre estes animais.
A mais aceite pelas autoridades define mais de 25 ordens, com cerca de 148 famílias para cada grupo. Esta categorização é feita através da aproximação do ADN de cada espécie.
Todas estas espécies modernas fazem parte da classe das aves e estão subdivididas entre os Paleognathae, uma ordem com menos animais, e os Neognathae, que é bastante diversificada.
Os dois principais grupos de aves têm classificações mais baixas e bastante variadas.
Quando as aves começaram a voar
Se a origem das aves ainda é uma questão de debate, com o início do voo a história não é muito diferente. Em geral, os cientistas apontam para duas teorias: a teoria da "árvore para baixo", também chamada de teoria do "ar-ar-ar", e a teoria do "ar-ar-ar", apelidada de teoria do "solo".
De acordo com a primeira, a capacidade de voar teria surgido porque os antepassados das aves viviam no topo das árvores, de onde saltavam de galho em galho para obter alimento e escapar aos predadores.
Assim, a capacidade de planar teria sido uma vantagem que evoluiu para o voo.
A segunda teoria, por outro lado, determina que os antepassados das aves eram corredores bípedes que saltavam do solo para apanharem presas ou fugirem de predadores.
Neste sentido, aqueles que conseguem saltar mais alto e permanecer mais tempo no ar têm uma vantagem. E assim dá origem ao próprio voo.
Independentemente da teoria mais convincente, a verdade é que algumas destas aves integraram-se muito bem com as pessoas.
Ser o guardião de uma ave nem sempre é uma tarefa tão fácil, uma vez que é necessário saber tudo sobre a saúde, comportamento, e tantas outras necessidades especiais destes pequenos animais. Mas quando esta relação envolve muito afeto, tudo é melhor!
Nenhum comentário: