Curiosidades sobre as borboletas ajudam a compreender melhor este belo animal e tornam-no ainda mais encantador. Bonitas, encantadoras e coloridas, elas dão um toque especial a qualquer paisagem.
Para além de bonitos, estes insetos são muito interessantes. E se gosta de os encontrar a voar, leia e aprenda 7 curiosidades sobre as borboletas!
1. Borboletas e traças
Bonitas e delicadas, todos os tipos de borboletas são encantadores. No entanto, a traça - um inseto muito semelhante - não tem tanta sorte. O que muitas pessoas não sabem é que as borboletas e mariposas são espécies muito próximas, sendo consideradas "irmãs" pelos cientistas.
Para diferenciar uma mariposa de uma borboleta, é necessário prestar atenção à sua anatomia. As borboletas têm antenas finas e lisas, enquanto as mariposas têm antenas grossas e com aspecto de cabelo. As asas também dão uma boa indicação: Quando uma borboleta está em repouso, deixa as suas asas para cima. As traças, por outro lado, mantêm as suas asas largas e para baixo.
2. Muitas espécies de borboletas
Provavelmente já foi encantado por diferentes borboletas. Com as suas cores variadas, as borboletas enchem os olhos e aquecem o coração.
Mas sabia que existem muitas, muitas espécies de borboletas em todo o mundo? Estudos indicam que existem provavelmente mais de 150.000 espécies de lepidópteros e mariposas a voar por todo o mundo. Destas, mais de 3.500 são encontradas no Brasil.
Se estiver apenas interessado nas borboletas, não há problema: existem mais de 17.500 espécies catalogadas em todo o mundo. Esta é uma boa notícia para os fãs deste inseto, que poderão deliciar-se com o voo de milhares de espécies diferentes!
3. Outra curiosidade: Papilas gustativas
Uma das grandes curiosidades sobre a borboleta é que ela usa os seus pés para a degustação. Já alguma vez observou uma borboleta a aterrar delicadamente numa flor? Bem, deve saber que durante este ato gracioso ela está de facto a provar as flores com os seus pés!
Parece-nos um pouco estranho, mas alguns insetos provam os sabores através dos seus pés. Esta é uma óptima maneira de saber qual o lugar seguro para aterrar, alimentar-se e até reproduzir-se. E se imaginar que deve ser desagradável andar por aí a provar tudo, deve saber que esta é uma característica evolutiva importante para os insetos!
4. A vida da borboleta é curta
Se pensa que pode passar uma eternidade a ver borboletas bonitas a voar, temos más notícias: neste caso, a eternidade pode ser muito curta. As borboletas têm uma duração de vida intensa, mas não muito longa.
Segundo estudos, o tempo de vida das borboletas varia muito. Em média, vivem entre 2 a 4 semanas depois de deixarem o seu casulo. Isto pode não parecer muito, mas é suficiente! Elas provam flores com os pés, alimentam-se, copulam, reproduzem-se e morrem pacificamente.
É tão longo que existe uma espécie de traça que nem sequer precisa de tudo isto. Em apenas 24 horas, este inseto sai do seu casulo, vive intensamente, e morre de causas naturais.
5. É um gigante voador
Outra das muitas curiosidades das borboletas é o seu tamanho. A espécie Ornithoptera alexandrae, é considerada como a maior borboleta do mundo. Nativa das florestas da Papua Nova Guiné, esta pequena gigante pode atingir uma envergadura de asa de mais de 30 centímetros.
Impressionante se pensarmos que as espécies do género Morpho, uma das borboletas mais comuns no Brasil, têm uma média de 12 centímetros. A maior espécie aqui registada é a borboleta coruja, com uma envergadura de asa de até 17 centímetros. Por conseguinte, esta é uma das espécies raras de borboletas.
6. As borboletas têm uma super visão
Se observar uma borboleta de perto, será capaz de identificar melhor a anatomia destes insetos. Como outros da sua família, o seu corpo está dividido em três partes: cabeça, tórax, e abdómen. Eles têm seis pernas - três de cada lado - e dois pares de asas.
Além disso, têm muitos olhos. Há milhares de olhos minúsculos que dão aos nossos amigos uma espécie de super visão. Para além das cores que normalmente vemos, as borboletas podem ver raios ultravioletas, invisíveis para nós.
Esta superpotência é tão diferente que os especialistas têm dificuldade em descrever a sensação. O que é conhecido é que a visão das borboletas ajuda na identificação do néctar e das flores.
Nenhum comentário: