Como é que as enguias produzem eletricidade?


As enguias eléctricas, também conhecidas no Brasil como poraquês, são criaturas impressionantes. No entanto, sabia que estão muito mais próximas de ser uma faca do que uma enguia real? Estas curiosas criaturas são bastante únicas e são especialmente conhecidas por serem capazes de produzir choques de até 600 V. 

Como podem produzir uma tal descarga eléctrica e não ser afetados por esta eletricidade é extremamente intrigante. Assim, para que possa compreender mais sobre estes incríveis animais e saber de onde vem a origem das suas "super-poderes", aprofundaremos o assunto neste texto. Fiquem atentos!


A fonte de energia da enguia eléctrica provém de um conjunto de células semelhantes a baterias com as quais estamos familiarizados na nossa vida quotidiana, chamadas eletrólitos. Este tipo de célula constitui cerca de 80% dos corpos longos das enguias e atua constantemente como uma fonte de proteção ou ataque.


Em forma de disco, cada uma destas células pode adquirir um potencial de um décimo de volts apenas através do controlo do fluxo de iões de sódio e potássio - átomos carregados - através das membranas celulares. Estas células individuais unem-se em matrizes e começam a funcionar como uma bateria de carro comum, que liberta a sua carga quando a enguia detecta predadores ou presas.


Cada choque de uma enguia tem uma potência até 0,5 kW, o que seria suficiente para ferir significativamente um ser humano. Por esta razão, é melhor ficar longe destas criaturas curiosas. 


Uma enguia simplesmente não é afetada pelos choques em si porque o seu corpo está completamente preparado para receber este tipo de descarga eléctrica. Como mencionado, os eletrólitos são capazes de converter toda a energia não gasta em locomoção em impulsos eléctricos. Esta eletricidade é então acumulada e cria um campo eléctrico em torno do animal, o que a ajuda em todas as suas atividades. Para se ter uma ideia, uma enguia adulta pode ter até 160.000 eletrólitos no seu corpo. 



Mais do que uma forma de ataque e defesa, a corrente eléctrica gerada pelas enguias é um instrumento de rastreio de presas. Como é que funciona? Estudos mostram que as enguias eléctricas utilizam a eletricidade como forma de controlo remoto das suas vítimas, provocando a contorção de peixes escondidos devido a choques e expondo assim as suas posições.


Além disso, a eletricidade induz contrações involuntárias dos músculos de outras criaturas. Isto faz com que a presa fique incapacitada por alguns momentos e incapaz de ativar os seus mecanismos de fuga. Desta forma, torna-se um alimento fácil de obter.


A razão para isto é que as descargas eléctricas chegam remotamente aos neurónios da presa e controlam os seus músculos. Durante a caça, as enguias dão periodicamente duas descargas de alta tensão com uma pausa de 2 milissegundos no meio, servindo como rastreador.

Como é que as enguias produzem eletricidade?  Como é que as enguias produzem eletricidade? Reviewed by Mundo dos Animais reias on fevereiro 19, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.