A descoberta de novas espécies da fauna amazónica é algo comum entre os especialistas, tal é a sua diversidade. Mamíferos, peixes, aves, anfíbios e insetos multiplicam-se a toda a hora, mesmo com variações da mesma espécie. Mas sabe quais são os animais amazónicos mais conhecidos?
Se estiver interessado em saber mais sobre os animais da Amazónia brasileira, fique conosco e descubra quais são os que se encontram mais facilmente na floresta. Eles destacam-se entre dois milhões de espécies diferentes, muitas delas únicas na região.
Qual é a extensão da Amazónia?
Declarada, em 2000, como património natural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a Amazónia é a maior coleção de vida animal e vegetal existente. Este agrupamento é chamado de bioma.
Segundo a organização não governamental Friends of the Earth, a extensão deste bioma atinge mais de 7 milhões de km², incluindo oito países sul-americanos: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname.
Estão incluídos nove estados brasileiros, nomeadamente: Amazonas, Roraima, Acre e Amapá e parte do Maranhão, Pará, Rondônia, Tocantins e Mato Grosso. Isto equivale a 49% do país.
Amazônia Legal
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o novo mapa da Amazônia Legal para 2020 mostra uma extensão de mais de 5 milhões de km². Isto corresponde a mais de 58% do território brasileiro. Mas o que é a Amazónia Legal?
Instituída em 1953 pelo governo brasileiro, a Amazônia Legal define a extensão geopolítica da região para ajudar no planeamento social e económico da região. Reúne Estados com características idênticas para favorecer o planeamento.
Por englobar a Floresta Amazónica, a Amazônia Legal tomou o título de palco para a grande variedade de ocorrência e quantidade de espécies de fauna e flora. E para preservar esta diversidade, 43% deste território é ocupado por áreas protegidas.
Os animais mais conhecidos da Amazónia
Outro fato que assusta devido à sua grandiosidade é o número de animais na Amazónia: dois milhões de espécies, algumas das quais são exclusivas da região. Isso não será uma queda de mandíbula?
No entanto, há aqueles animais mais conhecidos, considerados os representantes da Amazónia. Muitos deles estão mesmo em perigo de extinção. Abaixo poderá ver quais deles são, divididos em classes.
Mamíferos
Jaguar, anta, lobo-guará, veado, capivara, lontra, tatu, e várias espécies de primatas são os mamíferos mais conhecidos da Amazónia. Infelizmente, a onça-pintada e os primatas estão na lista dos animais amazónicos ameaçados de extinção.
O peixe-boi, o golfinho cinzento e o golfinho rosa são mamíferos aquáticos que também ocupam uma posição na lista de animais amazónicos ameaçados de extinção. No caso do peixe-boi, a sua carne e gordura são o que atrai os caçadores e coloca o animal em constante risco.
Os golfinhos de rio cinzentos estão ameaçados pela caça e pesca irregulares, enquanto a população de golfinhos de rio rosa está a diminuir, principalmente devido à construção de barragens hidroeléctricas. Estas são espécies animais amazónicas que encantam pessoas de todas as idades.
Répteis
As variedades de jacarés, tartarugas e cobras são as mais conhecidas entre os répteis. Entre as cobras, as mais populares são a cascavel, a jararaca, e a anaconda. Cada uma delas tem características muito específicas, o que traz beleza e originalidade.
Peixes
Pirarucu, pintado, traíra, pacu, corvina, cavala, lambari, e dourado são os peixes mais conhecidos na região. É um verdadeiro paraíso de peixes, com diferentes espécies a viver em harmonia.
Anfíbios
Os anfíbios mais conhecidos na Amazónia são sapos, sapos e sapos. Sem dúvida, o kururu do sapo é o mais importante de entre eles. São considerados animais altamente tóxicos entre os principais animais da Amazónia.
Aves
As principais aves da Amazónia são araras, papagaios, papagaios, garças, tucanos, pardais, falcões e corujas, para além de inúmeras variedades de aves. O chauá, um papagaio colorido, é um alvo constante do tráfico de animais.
Os insetos
As abelhas, vespas, cupins, formigas e mosquitos representam os insetos da região. Só entre as formigas, a Amazónia abriga cerca de mil espécies diferentes, incluindo a paraponera, utilizada em rituais de iniciação masculina do grupo étnico Sataré-Mawé.
Saiba mais sobre o folclore nativo que rodeia os botos
Os animais da Amazónia são ainda mais atrativos quando se tornam parte do folclore típico da região. A presença destes animais é tão notável que um deles, o boto, é o carácter de uma lenda que diz que os seus olhos são amuletos da sorte por amor.
Embora romântica, esta lenda é uma razão para ameaçar a existência deste encantador animal. A sua caça predatória tornou-se uma cultura local, e os golfinhos continuam a ser ameaçados.
Nenhum comentário: