Os cavalos acompanham os humanos há milhares de anos, fazendo sempre uma presença importante. Assim, tornaram-se muito bem conhecidos da sociedade, apesar de serem cada vez mais vistos apenas na televisão. Esta distância da natureza que as grandes sociedades proporcionam, impede as pessoas de conhecerem mais profundamente este animal.
1. O riso de um cavalo
Pode ter visto a imagem de um cavalo a fazer uma expressão estranha, na qual enrola o lábio superior e mostra os seus dentes num grande sorriso. Isto faz com que pareça como se o cavalo estivesse a sorrir. Esta é na verdade uma técnica para alargar o seu nariz conhecida como o reflexo de flehmen.
Os cavalos utilizam esta técnica para poderem cheirar cheiros que flutuam no ar a partir de glândulas olfativas especiais localizadas no final da passagem nasal dos cavalos. Dobrar o lábio e uma ligeira rotação da cabeça ajudam o animal a dirigir estes odores para as glândulas.
O reflexo dos florins é muito mais comum nos cavalos do que nas éguas. Tal como as girafas, os garanhões tipicamente cheiram a urina de égua para verificar se estão prontos a acasalar.
2. A indústria cavalo
Para pessoas que nunca estiveram envolvidas com equinos é fácil assumir que apenas precisam de um pouco de feno de vez em quando e de um campo para poderem correr para dentro. Isto não poderia estar mais longe da verdade.
Estes animais são utilizados para várias competições e desportos, cruzamentos, recreação, e trabalho agrícola. É preciso muito mais do que apenas um agricultor e um arado para manter tudo no bom caminho. De facto, representam grandes negócios; a indústria equestre nos Estados Unidos, por exemplo, é estimada em 39 mil milhões de dólares por ano.
3. Cavalos de Polícia
Os cavalos têm sido grandes aliados da polícia desde o século XVII, e a primeira unidade oficial de polícia montada foi fundada no ano de 1805. Esta unidade baseada em Londres foi um grande sucesso, e em poucos anos tanto a Austrália como os Estados Unidos adoptaram a ideia de ter a sua própria polícia montada.
Para um polícia, montar tem muitos benefícios: agilidade, maior respeito, parceria com o animal... O número de cavalos a trabalhar para a polícia está a diminuir, mas muitos países ainda mantêm algumas unidades de polícia montada para fins de relações públicas e controlo de multidões.
4. olhos
Os cavalos vêem muito bem graças aos seus olhos peculiares. Com um diâmetro de 5 centímetros, são os mais largos de todos os mamíferos terrestres. Quando medidos em volume, os olhos de um cavalo são nove vezes maiores do que os de um olho humano. Diz a lenda que isto significa que os cavalos podem ver coisas maiores do que os humanos, e é por isso que por vezes se assustam facilmente, mas isto não é verdade.
Os olhos têm três pálpebras - duas pálpebras normais e uma terceira chamada membrana nictitante - localizadas no interior do olho. Não existe um foco de visão como nos seres humanos. Em vez disso, as partes inferiores da retina vêem objetos à distância, e as partes superiores são para uma visão mais próxima. Isto significa que, se se quiser saber para onde um cavalo está a olhar, deve-se prestar atenção à direção da sua cabeça.
5. Cavalos híbridos
O cruzamento de um cavalo com qualquer outro equídeo - zebra ou burro - dá origem ao equídeo híbrido. Muitas pessoas conhecem apenas a mula, que teve origem no acasalamento de um burro e de uma égua. Mas este é apenas um dos muitos que existem no mundo.
Uma das combinações possíveis é aquela que nasce de um pai cavalo e de uma mãe burra, a que se chama um bardot.
Os equídeos híbridos têm sido criados desde o início do século XX. Os cientistas começaram por cruzar zebras e burros, mas rapidamente mudaram para cavalos.
6. Ferraduras de cavalos
Todos sabem que a maioria dos cavalos usa ferraduras nos cascos, mas ao contrário da crença popular, estes pedaços de metal não estão lá apenas com o objetivo de proteger o casco. Estas partes duras do casco são feitas de queratina - a mesma proteína que os pêlos e unhas humanos - e não são, portanto, as melhores quando se trata de tração.
A ferradura serve como sapato e evita que o animal escorregue e proporciona uma absorção extra de choque. Por outras palavras, as ferraduras são, mais ou menos, sapatos de corrida de cavalos.
7. Nomes de cavalos
Se já esteve numa corrida de cavalos, provavelmente sabe que a maioria dos nomes são, no mínimo, estranhos. Enquanto aos cães e gatos são normalmente dados nomes engraçados ou bonitos, os equinos tendem a receber nomes pouco usuais. Isto porque há muitas tradições e superstições associadas ao ato de dar nomes a um cavalo.
Muitos nomes respeitam o pedigree, o que pode levar a algumas infelizes variações ao longo do tempo. Não se escolhe o nome numa tentativa de agradar a alguém, afinal esta pessoa pode ficar triste se o animal não corresponder nas competições em que participa, por exemplo. Por esta razão e por uma superstição de sorte, a maioria das pessoas opta por apelidos fortes.
Há algumas regras. Há lugares que colocam um limite de 18 caracteres, além de proibirem nomes obscenos, racistas ou demasiado semelhantes aos cavalos que já competem. Os que se referem a números também não são permitidos. Se um cavalo se tornar suficientemente famoso, o seu nome pode já não ser utilizável.
8. Cavalos árabes
O Cavalo Árabe é considerado por muitos como o mais majestoso de todos. Apareceu pela primeira vez há pelo menos 4.500 anos, o que também faz deles uma das raças mais antigas. Assume-se geralmente que os beduínos estão por detrás do aparecimento da raça.
Com uma silhueta facilmente reconhecível de qualquer lugar, é fácil reconhecer um cavalo árabe. A cauda alta, a cabeça de forma única, as costelas largas, e a capacidade de correr 100 milhas sem uma pausa tornam-no especial.
9. Memória
Um estudo de 2010 revelou alguns resultados bastante surpreendentes sobre a inteligência dos cavalos, especialmente sobre a sua memória. Não só compreendem o que os humanos dizem, como também são capazes de o armazenar, assim como um elefante.
Se um cavalo for tratado com afeto, lembrar-se-á da pessoa como amigo para o resto da sua vida. Também se lembram muito bem dos lugares. Uma vez que os cavalos aprendem alguma técnica, nunca a esquecem.
Nenhum comentário: