Primeiro pedido de Paulo Sousa e protagonista da mais longa negociação da janela pré-Libertadores vermelhos-negros, o goleiro Santos é reforçado pelo Flamengo. O acordo foi selado em uma reunião realizada na sexta-feira pela manhã.
A vontade do Santos, 32 anos, foi crucial para a conclusão da transferência. O Athletico aguarda os papéis, mas o acordo já foi definido após outra rodada de negociações. O paraibano de Campina Grande viaja para o Rio nesta sexta-feira e assinará um contrato válido por quatro temporadas.
Na quinta-feira à noite, as pranchas de rubro-negro estavam costurando os últimos detalhes. No final desta semana, o Flamengo acenou novamente 2,5 milhões de euros, o Athletico não aceitou inicialmente, mas um valor próximo a 3 milhões de euros (R$ 15,5 milhões) foi suficiente para o ok.
Santos só não saiu para a multa rescisória estipulada pelo Athletico em 3,5 milhões de euros por causa do esforço que ele fez. Desde os primeiros contatos com o Flamengo, ele sempre deixou claro seu desejo de defender o clube do Rio de Janeiro.
Embora tenham negociado com cuidado para evitar o desgaste com Athletico, Santos e seu representante, Joan Recasens, agente espanhol e proprietário da empresa XFANS internacional, sempre viram o Flamengo como um grande passo em sua carreira. O cuidado, porém, foi dado pela gratidão que ambos têm pelo Furacão, visto por eles também como outro clube importante no cenário internacional e responsável por transformar a vida do jogador.
Com o acordo na sexta-feira, o Flamengo tem tempo para inscrevê-lo na fase de grupos da Copa Libertadores da América. O prazo se encerra às 18h de sábado (Brasília). A equipe do Rio de Janeiro estreia na competição na próxima terça-feira contra a Sporting Cristal, em Lima.
A contratação de um goleiro foi uma prioridade de Paulo Sousa desde a chegada dos portugueses ao Rio de Janeiro. Nesta temporada, Hugo Souza ganhou o cargo de goleiro Rubro-negro, mas o técnico queria um nome mais experiente - ele não conta com Diego Alves para a titularidade.
Santos fez toda a sua carreira profissional no Athletico-PR. Ele estreou no time profissional justamente em uma partida contra o Flamengo, em 10 de agosto de 2011. Na ocasião, o time do Rio de Janeiro venceu por 1x0 em uma partida válida pela Copa Sul-Americana, no Estádio Nilton Santos.
Ele passou alguns anos como goleiro reserva do Weverton, que foi então o destaque absoluto do Furacão. Mas, com a transferência do goleiro para o Palmeiras no final de 2017, o Santos assumiu como titular e não demorou muito para cair a favor dos torcedores.
Com a camisa do Athletico, o Santos venceu uma Copa do Brasil, duas Copas Sul-Americanas e duas Paranaenses. Nos últimos anos, ele chegou à seleção principal e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano passado.

Nenhum comentário: