Os remédios caseiros para gripe incluem ervas medicinais, como o guaco e o açafrão-da-terra, que têm propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, ajudando a combater alguns sintomas, incluindo dor de garganta, tosse e corrimento nasal, por exemplo.
leia o artigo sobre erva-cidreira
Ao tratar a gripe, também é importante dar prioridade a alimentos como laranja e limão, que contêm vitaminas e minerais que fortalecem o sistema imunológico, ajudando assim na recuperação da gripe. Veja outros alimentos que também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Os remédios caseiros para a gripe não são um substituto para o tratamento recomendado pelo médico e, portanto, devem ser usados apenas para complementar o tratamento indicado e ajudar na recuperação.
Algumas opções de remédios caseiros para ajudar a tratar a gripe são:
1. Chá de gengibre com limão
O chá de gengibre com limão contém gingerol, vitamina C e zingerone, compostos com ações antiinflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, que ajudam a aliviar os sintomas da gripe, como irritação da garganta e tosse. Veja como o gengibre pode ajudar a tratar a gripe.
Ingredientes:
2 cm de gengibre fresco ou 1 colher de sopa de gengibre em pó;
Gotas de suco de limão;
Água.
Instruções de uso:
Coloque 2 cm de gengibre fresco em 200 ml de água, ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água. Ferva por 10 a 15 minutos, deixe esfriar, coe, adicione gotas de limão e beba 3 xícaras por dia.
Quem não pode consumir: Este chá não é indicado para crianças menores de 6 anos, pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, que têm cálculos biliares, e doenças hemorrágicas. Além disso, mulheres grávidas e pessoas que usam medicação para controlar a pressão alta e diabetes só devem consumir este chá sob a orientação de um médico.
2. Suco de laranja com limão e própolis
Por ser rico em compostos com propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, tais como vitamina C e flavonóides, o suco de laranja com limão e própolis reforça a imunidade, ajudando a combater o vírus da gripe.
Ingredientes:
2 laranjas;
1 limão;
1 colher de sobremesa de mel
2 gotas de extrato de própolis.
Instruções de uso:
Em um copo, espremer 2 laranjas, 1 limão e acrescentar 1 colher de sobremesa de mel. Finalmente, adicione 2 gotas de extrato de própolis, misture bem e beba.
Quem não deve consumir: Este suco não é recomendado para pessoas que são alérgicas a abelhas, própolis ou alguns dos componentes deste produto. As mulheres que estão grávidas ou amamentando devem consumir este suco sob a orientação de um médico.
3. Chá verde com mel
Por conter flavonóides e catequinas, que são compostos com ação antioxidante e antiinflamatória, o chá verde ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O mel, por outro lado, tem propriedades antimicrobianas, ajudando a aliviar os sintomas da gripe, especialmente a tosse.
Ingredientes:
1 colher de sopa (chá) de chá verde;
1 colher de sobremesa de mel;
1 xícara (chá) de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar o chá verde na água fervente. Cobrir e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois de esfriar, coar, adoçar o chá com 1/2 colher de sobremesa cheia de mel, e beber.
Quem não deve consumir: Este chá não é recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação. Este chá também não é recomendado para crianças e para pessoas com problemas de tireóide, rim e fígado, gastrite, úlceras e insônia. Além disso, as pessoas que usam medicamentos para diabetes, pressão alta ou anticoagulantes só devem consumir este chá com o conselho de um médico.
4. Chá de alho com limão
O alho contém alicina, aliina e alho, compostos com propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a aliviar alguns sintomas da gripe, como dor de cabeça e nariz entupido.
Ingredientes:
1 dente de alho;
200 ml de água;
1 colher de sopa de suco de limão.
Modo de preparo:
Ferva a água. Em seguida, adicionar o dente de alho esmagado ou picado à água fervente e deixar repousar de 5 a 10 minutos. Tensionar, adicionar o suco de limão e beber.
Quem não deve consumir: Este chá não deve ser consumido por gestantes ou mulheres que estão amamentando. Além disso, este chá não é indicado para crianças menores de 2 anos e para pessoas com problemas como gastrite, úlceras, pressão sanguínea baixa e hemorragia. As pessoas que estão usando medicamentos para a pressão alta ou anticoagulantes só devem beber este chá por recomendação médica.
Nenhum comentário: