O aparecimento de manchas na pele pode acontecer devido à exposição prolongada ao sol ou estar relacionado com as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez, por exemplo. Assim, como consequência destas situações, é possível que haja uma maior estimulação da produção de melanina pelos melanócitos, promovendo o aparecimento de manchas mais escuras na pele.
Contudo, as manchas na pele também podem ocorrer como consequência de uma alergia, diabetes, alteração na função dos melanócitos, como é o caso do vitiligo, ou como consequência de uma infecção por fungos, por exemplo.
Assim, as principais causas de manchas cutâneas são:
1. Alterações hormonais
Algumas alterações hormonais, especialmente as que ocorrem devido à gravidez ou menopausa, podem levar ao aparecimento de manchas, especialmente perto das bochechas e da testa. Neste caso, estas alterações hormonais estimulam os melanócitos, que começam a produzir mais melanina e deixam zonas mais escuras em certas zonas do rosto. Estas manchas ficam geralmente mais escuras quando a pessoa é exposta ao sol durante um longo período de tempo.
Como removê-las: Passar diariamente protector solar com o máximo factor de protecção e evitar a exposição prolongada ao sol, bem como fontes de calor, evitando entrar em carros quentes estacionados ao sol ou usar o forno, por exemplo. Além disso, pode usar um creme ou pomada para clarear a pele, de acordo com o conselho do dermatologista.
A hidroquinona pode ser indicada, mas não deve ser utilizada durante mais de 4 semanas. Outras opções incluem Vitanol A, creme com ácidos como o Klassis, ou Adapalene, por exemplo.
2. Exposição prolongada ao sol
As manchas solares ocorrem com mais frequência em pessoas de pele clara ou morena que estão sobre-expostas ao sol sem usar protector solar. As partes do corpo mais afectadas são as mãos, braços, rosto e pescoço, e embora seja mais comum aparecerem após os 40 anos de idade, também podem aparecer em pessoas mais jovens.
Como remover: As mais leves e superficiais podem ser eliminadas com esfoliação, de 2 em 2 semanas. Quando há um maior número de manchas, recomenda-se consultar um dermatologista para que possam ser indicados produtos mais adequados.
Isto é importante porque quando a pessoa tem muitas manchas deste tipo, há um maior risco de cancro da pele e este médico poderá avaliar se as manchas que a pessoa tem têm este risco ou não. O uso de cremes branqueadores pode ser uma boa opção, mas tratamentos estéticos como o laser, a luz pulsada e o peeling também têm grandes resultados.
3. Alergia
A alergia é também uma causa frequente de manchas cutâneas, que normalmente causam comichão e são vermelhas ou castanhas, de acordo com o factor desencadeante. As manchas alérgicas podem aparecer após o consumo de alimentos alergénicos, tais como camarão, morango ou amendoim, por exemplo, após a aplicação de produtos na pele, tais como cremes, perfumes ou cosméticos, ou o uso de objectos em contacto com a pele, tais como braceletes ou colares.
Como remover: Pode ser indicado aplicar um creme à base de corticóide 2 vezes por dia, até que os sintomas diminuam. Recomenda-se que consulte um dermatologista para identificar a causa da alergia, para que possa evitar o contacto com o que causou a alergia.
4. Pano Branco
A mancha branca, popularmente conhecida como micose de praia e cientificamente conhecida como pitiríase versicolor, é uma doença de pele causada pelo fungo Malassezia furfur, que é capaz de impedir a produção de melanina, resultando em manchas brancas na pele.
Esta doença é frequentemente associada à praia porque é geralmente notada após a exposição ao sol, onde as áreas onde o fungo cresceu ficam brancas ao mesmo tempo que o resto da pele fica bronzeada. Saiba mais sobre as manchas brancas.
Como removê-la: Neste caso, é indicado aplicar um creme antifúngico sobre a pele, 2 vezes por dia, durante 3 semanas. Quando a área a ser tratada é muito grande, envolvendo todo o dorso, pode ser necessário tomar um antifúngico oral, como o Fluconazol, sob indicação médica.
5. Mancha de limão
Phytophotodermatitis é o nome científico para as lesões cutâneas causadas pelo limão. É suficiente se o limão entrar em contacto com a pele e a pessoa for exposta ao sol imediatamente a seguir, que a pele reaja, e pode dar origem a uma queimadura ou levar ao aparecimento de pequenas manchas escuras na pele, especialmente nas mãos.
Como remover: É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 3 a 4 vezes por dia, e evitar colocar produtos, tais como perfumes ou cosméticos, na área afectada. É também importante utilizar sempre protector solar sobre a área afectada, para que o tratamento seja eficaz.
6. Diabetes
Acanthosis nigricans é o nome científico para as manchas escuras que aparecem à volta do pescoço, dobras cutâneas, axilas, e debaixo dos seios em pessoas que têm resistência à insulina ou diabetes. Saiba mais sobre a acantose nigricans.
Nenhum comentário: