Saúde do gato: o infográfico mostra 10 dicas importantes para evitar que seu gato fique doente
Editor do Paws of the House desde o início do projeto, em 2019. Sou um jornalista de Brasília que veio "me encontrar" no Rio de Janeiro. Fascinado pelo universo dos animais de estimação, cresci cercado por eles e desde cedo aprendi a amá-los incondicionalmente. Eu sou "mãe" de Nicolas, Bartô (um cachorro taz-mania de 3 anos) e Belzinha (in memoriam). Eu também tenho dois filhotes de cachorro: Petit Gato e Tom. Mais do que minha empresa, eles são meu apoio emocional em todos os momentos.
Os gatos podem ter sete vidas, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não são tão saudáveis assim. Na verdade, os gatos domésticos precisam de cuidados específicos para evitar doenças que podem ser muito graves e que encurtam sua expectativa de vida. Vacinas, alimentos de qualidade e janelas gradeadas são algumas delas. Quer entender melhor? Paws at Home preparou um infográfico muito completo sobre como evitar que seu gato fique doente. Confira abaixo!
A saúde de seu felino merece alguns cuidados! A saúde de seu felino merece alguns cuidados!
Mais populares
Feridas em cães: veja as mais comuns que afetam a pele do animal e o que pode ser
SAÚDE ANIMAL
Feridas em cães: veja as mais comuns que afetam a pele do animal e o que pode ser
Cinomose: tem cura, o que é, quais são os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre esta doença do cão!
SAÚDE ANIMAL
Distemper: é curável, o que é, quais são os sintomas, quanto tempo dura,... Tudo sobre a doença do cão!
Gato no cio: com que freqüência e quanto tempo ele dura?
SAÚDE ANIMAL
Gato no cio: com que freqüência e quanto tempo ele dura?
Encontrou sangue nas fezes do cão? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
SAÚDE ANIMAL
Encontrou sangue nas fezes do cão? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
1) Demasiada água disponível
A doença renal em gatos é muito comum porque os gatos não gostam de beber muita água. Portanto, é importante que o guardião encoraje o animal a se hidratar. Uma dica é colocar vários bebedouros de gatos ao redor da casa, já que os gatos são literalmente preguiçosos demais para ir até o bebedouro mais próximo. Uma fonte de água para gatos também encoraja a hidratação. Finalmente, o sachê para gatos é liberado e uma grande tática para estimular o consumo de líquidos, já que é um alimento com maior concentração de água do que o alimento seco.
2) Mantenha seu gato dentro de casa
Embora muitas pessoas pensem que os gatos precisam viver livremente e ter acesso à rua, está provado que o hábito diminui a expectativa de vida do animal: os gatos de rua ou aqueles que fazem as famosas viagens no telhado vivem cerca de 3 anos menos do que os felinos que vivem dentro de casa. A criação em ambientes internos impede que o animal entre em contato com doenças muito graves, como FIV e FeLV, tendo acidentes ou se machucando em brigas com outros animais. Além disso, infelizmente, relatos de envenenamento de gatos de gatos são comuns. Mantenha seu animal de estimação dentro de casa para seu próprio bem!
3) Visitas regulares ao veterinário
Sim, os gatos também precisam ir ao veterinário para fazer check-ups (não apenas quando estão doentes). Este hábito é importante, principalmente, para detectar doenças precocemente, aumentando assim as chances de cura ou controle da doença.
4) Escovar os dentes do gato
Escovar os dentes do gato regularmente ajuda a evitar problemas que podem se tornar grandes dores de cabeça. Além do mau hálito, as bactérias que causam o tártaro podem entrar na corrente sanguínea do animal e se espalhar para outros órgãos, causando assim uma infecção generalizada. A dica é acostumar o gatinho desde a idade gatinha.
5) Não deixe seu gato sem vacinas.
As vacinas para gatos também são essenciais para prevenir doenças graves. O quádruplo felino, por exemplo, age contra as causas da clamidiose, calicivírus, panleucopenia e rinotraqueíte felina. Além disso, é indicado que os gatos são imunizados contra a raiva. Há também vacinas não obrigatórias para gatos que complementam os cuidados com a saúde do animal.
6) Limpar os ouvidos dos gatos
Além de escovar os dentes, a limpeza dos ouvidos do gato também ajuda a manter os problemas de saúde à distância. A limpeza evita a proliferação de microorganismos que causam otites e manchas otodônticas, por exemplo. A limpeza deve ser feita com um pedaço de algodão e um produto para remover a cera dos ouvidos indicado para animais de estimação, com um intervalo de pelo menos 15 dias.
Nenhum comentário: