Para perder peso em 2 semanas é necessário reduzir as calorias do dia a dia, principalmente reduzindo a ingestão de alimentos processados e ricos em carboidratos como biscoitos, batatas fritas e refrigerantes, por exemplo. Mas para perder peso, é necessário aumentar a ingestão de frutas, vegetais e alimentos integrais ricos em fibras.
Em 2 semanas é possível perder entre 1 kg e 5 kg, e esta perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, o fato de que a dieta é realizada corretamente, e a prática de atividades físicas de forma regular. Além de tudo isso, seguindo as mesmas regras, quanto mais acima do peso ideal, mais rápida é a perda de peso.
Para atingir o objetivo, é importante associar novas atividades aeróbicas aos hábitos alimentares, como corrida, natação ou caminhada, por exemplo, que ajudam a usar mais energia e queimar a gordura acumulada. Confira uma lista dos melhores exercícios para perder peso.
O que você pode comer
Para perder peso em 2 semanas, os alimentos permitidos são frutas e vegetais, já que são ricos em fibras, garantindo a sensação de saciedade e melhorando o trânsito intestinal. Alimentos tais como:
Aveia;
Quinoa;
Arroz;
Pão integral de trigo;
Ovos;
Feijão;
Granola sem açúcar;
Batata;
Sementes de linhaça, girassol, abóbora e gergelim;
Nozes como nozes, amêndoas, amendoins e castanhas de caju;
Leite desnatado e produtos lácteos, tais como queijo branco.
Outros alimentos que podem acelerar o metabolismo, e assim promover a perda de peso, são alimentos termogênicos, como canela, gengibre, pimenta vermelha, café, chá verde e vinagre de cidra de maçã, que também podem ser incluídos na dieta. Saiba mais sobre os alimentos termogênicos.
Leia o artigo de emagrecimento saudável aqui
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados são aqueles ricos em sal, açúcar, farinha de trigo branco e gorduras, tais como
Açúcar: açúcar, doces, sobremesas, bolos, chocolate;
Sal: sal, molho de soja, molho inglês, cubos de caldo de carne e legumes, amaciadores de carne, sopas em pó;
Farinha de trigo branco: pães, bolos, tortas, molho branco, petiscos;
Gordura: frituras, carnes vermelhas, bacon, linguiça, salame, carnes vermelhas ricas em gordura, leite integral e queijos amarelos, como cheddar e prato.
Produtos industrializados: biscoitos recheados, lanches embalados, refeições prontas congeladas, pizza, lasanha, refrigerantes e sucos embalados.
Para substituir o sal no preparo dos alimentos, pode-se usar ervas naturais e especiarias como cebola, alho, alecrim, salsa, tomilho, manjericão e orégano, porque fazem com que os alimentos tenham melhor sabor e não causam retenção de líquidos no corpo.
Menus para emagrecer em 2 semanas
A tabela a seguir traz o exemplo de um menu de 3 dias para perder até 5 kg em duas semanas. Após esses três dias, a pessoa pode preparar seu próprio cardápio levando em consideração as dicas indicadas acima:
Dia da refeição 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 copo de leite desnatado + 1 fatia de pão integral de trigo com 1 fatia de queijo branco + 1 fatia de peito de peru 1 iogurte desnatado + 1/4 xícara de aveia + 1 colher de sopa de sementes de chia + 1/2 fatia de banana Café com leite desnatado e sem açúcar + 1 panqueca de aveia + 1 fatia de queijo branco
Lanche matinal 1 fatia de papaia com 1 colher de sopa de aveia 1 copo de suco verde de desintoxicação 1 fatia de melancia + 10 unidades de amendoim
Almoço / Jantar 1 pescada grelhada + 3 colheres de sopa de arroz integral + 2 colheres de sopa de feijão + salada de brócolis com cenoura + 1 colher de sopa de azeite de oliva 1 filete de frango com molho de tomate natural + 3 colheres de sopa de massa de trigo integral + salada com 1 colher de sopa de amendoim + 1 colher de sopa de azeite de oliva 1 filete de peito de peru + 4 colheres de sopa de quinoa + 1 xícara de legumes cozidos + 1 colher de sopa de azeite de oliva
Lanche da tarde 1 maçã + 2 torradas com requeijão Suco de papaia com 1 colher de sopa de linhaça 1 iogurte desnatado + 6 nozes
As quantidades incluídas no menu variam de acordo com a idade, sexo, atividade física e presença ou ausência de qualquer doença, por isso é importante consultar um nutricionista para uma avaliação completa e calcular um plano nutricional de acordo com as necessidades da pessoa.
Nenhum comentário: