Dica 1: O caloiro da escola médica precisa de aprender a estudar rapidamente
2.
Dica 2: É normal não se lembrar de tudo
3.
Dica 3: Procure ferramentas de estudo que facilitem a sua vida
Índice
A faculdade de medicina é um ambiente totalmente diferente do liceu ou faculdade. Todos os estudantes recentemente aprovados passam pelo processo de adaptação à sua nova realidade e cometem tanto erros como sucessos nos seus primeiros semestres. Para facilitar a sua vida como caloiro da faculdade de medicina, aqui estão algumas dicas para si.
Não se esqueça que a experiência universitária, apesar de ter semelhanças, é muito individual e dependerá de muitos factores. Portanto, não veja nenhuma destas dicas como regras, apenas sugestões e ideias que o podem ajudar no seu período inicial como caloiro de uma escola de medicina.
Dica 1: O caloiro da faculdade de medicina precisa de aprender a estudar rapidamente
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes de medicina no início da escola de medicina é encontrar a melhor maneira de estudar. Ao contrário dos exames de admissão à universidade, na faculdade não se pode concentrar apenas em memorizar fórmulas e fazer perguntas; é preciso procurar mecanismos que facilitem a absorção a longo prazo dos conteúdos e promovam a integração dos conhecimentos adquiridos.
Por exemplo, ao estudar Anatomia, não se pode ver cada sistema do corpo como algo isolado, uma vez que o corpo humano é um único sistema integrado. Da mesma forma, não se pode tratar a Anatomia e Fisiologia Humanas como duas disciplinas totalmente independentes, porque aspectos de uma interferem, e muito, na outra.
Esta integralidade do curso de Medicina pode ser um choque para o aluno despreparado, que nem sempre terá a mentalidade de que tudo em Medicina está interligado. No entanto, a boa notícia é que isto não é assim tão difícil de compreender ou adaptar, e que as próprias escolas e os materiais de estudo já se estão a adaptar a isto.
Assim, uma das dicas para o caloiro da escola médica é: tente adaptar-se rapidamente para que não fique para trás nos seus estudos. Uma sugestão para facilitar este processo é habituar-se aos casos clínicos, que normalmente promovem uma boa integração de conteúdos e uma visão mais ampla da medicina. Neste post, falamos mais sobre o estudo de Casos Clínicos. Outra dica é procurar o método de estudo que melhor lhe convém, e falámos sobre isso neste outro post.
Dica 2: É normal não se lembrar de tudo
Uma das preocupações iniciais dos estudantes de medicina é como recordar todas as disciplinas estudadas, e por causa disso ficam muitas vezes presos aos pormenores e acabam por se intrometer nos seus estudos por causa da quantidade de disciplinas acumuladas.
Como é a Residência em Medicina Clínica? Prof. Mauro Ramalho
Aceder à classe gratuita
Registe-se e tenha acesso a esta e outras aulas gratuitas.
Portanto, lembrem-se: é mais importante saber um pouco de tudo do que um pouco de tudo. Especialmente no Ciclo Básico, o mais importante é que tenha uma base de cada disciplina para o preparar para o ambiente clínico. Ou seja, os mais pequenos detalhes da sua aula de Biologia Celular e Molecular não serão necessariamente exigidos de si.
Mas é possível que em algum momento venha a precisar de alguns conhecimentos do Ciclo Básico que já não estejam frescos na sua mente ou que não tenham sido aprofundados. E isto é perfeitamente normal. O importante, portanto, é que saiba onde procurar esta informação e a possa compreender a partir dos conhecimentos básicos do assunto que já estudou.
Só não use isto como desculpa para não estudar, sabe? Cada disciplina universitária tem a sua própria importância, para não mencionar que o conteúdo ainda pode ser coberto em exames. A dica é que compreenda que cada detalhe de cada disciplina não será absorvido e que isto é normal. Basta ser suficientemente humilde para reconhecer isto e estar preparado para revisitar as disciplinas quando necessário.
Dica 3: "
" Procure ferramentas de estudo que facilitem a sua vidaA última das dicas dos caloiros da faculdade de medicina já é tempo. Todos sabem que o bem mais valioso para um estudante de medicina é o tempo. Com tantos cursos e tantas matérias a estudar, é preciso organizar-se para perder o mínimo de tempo possível durante os estudos.
Portanto, para muitos cursos iniciais, tais como Fisiologia ou Histologia, não vale a pena comprar um livro denso de mais de 1000 páginas no qual o assunto que quer estudar se esconde no meio. Necessita de materiais de estudo rápidos, práticos e didácticos.
É importante notar que os estudantes de medicina frequentemente se sentem obrigados a estudar a partir de artigos científicos ou livros de referência, mas isto não é necessário.
Nenhum comentário: