O teste de gravidez que você compra na farmácia e que pode fazer em casa é bastante confiável, desde que seja feito corretamente, ou seja, após o primeiro dia de atraso menstrual.
Este tipo de teste mede a presença do hormônio beta hCG na urina, que só é produzido quando uma mulher está grávida, e que aumenta durante as primeiras semanas de gravidez. Portanto, um teste positivo significa que a mulher está produzindo o beta hCG e, portanto, as chances de estar grávida são muito altas.
Quando é o melhor dia para fazer o teste de gravidez?
O teste de gravidez que você compra na farmácia pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Entretanto, se o resultado deste primeiro teste for negativo e a menstruação ainda estiver atrasada, ou se houver sintomas sugerindo gravidez, tais como corrimento vaginal rosa claro ou mamas doridas, o teste deve ser repetido dentro de 3 a 5 dias, uma vez que os níveis do hormônio beta HCG podem ser mais altos e facilmente detectados.
Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.
Atualmente, já existem alguns testes de gravidez, chamados de "precoce", que podem detectar uma possível gravidez até 6 dias antes do atraso. Entretanto, se o resultado for negativo, o teste deve ser repetido no dia do atraso.
Como fazer o teste de gravidez em casa
O teste de gravidez deve ser feito de preferência com a primeira urina da manhã, pois esta é a mais concentrada e, portanto, contém uma quantidade maior do hormônio hCG. No entanto, o resultado do teste também é confiável se realizado a qualquer hora do dia, após esperar pelo menos 4 horas sem urinar.
Para fazer o teste de gravidez que você compra na farmácia, você deve seguir o seguinte procedimento passo a passo:
Urinar dentro de um recipiente limpo;
Retirar a tampa do teste e mergulhar a ponta absorvente na urina;
Esperar 5 segundos (ou o tempo indicado na embalagem) e remover;
Coloque o teste em uma superfície plana, como uma mesa.
Finalmente, você deve esperar entre 1 e 5 minutos (ou de acordo com a embalagem), pois este é o tempo que pode levar para que o resultado do teste apareça.
É importante lembrar que a forma como alguns testes são usados pode variar, por isso é sempre importante ler as instruções do produto.
Como saber se o teste está funcionando
O teste está funcionando corretamente sempre que pelo menos uma faixa aparece dentro de 10 minutos após o início do teste. Esta tarja aparece na janela "controle" ao lado da janela de resultados, que pode ser identificada pela letra "C".
Para testes digitais a janela de controle não é visível, portanto o medidor indicará se o teste não está funcionando, e pode mostrar um erro na tela ou manter a tela em branco.
Sempre que o teste não estiver funcionando corretamente, independentemente do tipo, recomenda-se repetir o processo, usando um novo teste.
Como saber se o teste foi positivo ou negativo
Os resultados dos testes de gravidez podem ser:
Duas faixas: resultado positivo, indicando a confirmação da gravidez. Mesmo que uma das linhas pareça mais "desbotada";
Uma faixa: resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para que seja detectada;
"+": resultado positivo, indicando uma gravidez. Mesmo que o símbolo "+" pareça estar um pouco "apagado";
"-": resultado negativo, indicando que não há gravidez ou que ainda é muito cedo para que seja detectado.
Geralmente, após 10 minutos, o resultado pode ser alterado por fatores externos, portanto, não deve ser levado em consideração se o resultado mudar após este tempo.
Resultado falso negativo
O teste de gravidez pode dar um resultado "falso negativo" quando o teste é feito muito cedo e ainda não há beta hCG suficiente na urina. Isto acontece especialmente quando o teste é feito antes que a menstruação seja tardia. Aqui estão as principais razões para um teste de gravidez negativo.
Resultado falso positivo
Um resultado "falso positivo" acontece quando uma mulher tem um resultado positivo, repete o teste, e tem um resultado negativo. Isto geralmente acontece devido a um aborto espontâneo, que é uma ocorrência relativamente comum nas primeiras semanas de gravidez. Se isto acontecer, é aconselhável consultar um ginecologista, especialmente se for freqüente, pois pode indicar algum problema de fertilidade que precisa de tratamento.
Nenhum comentário: