Curiosidades da baleia azul


A baleia azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero pertencente à família Balaenopteridae e à ordem Cetartiodactyla. A baleia-azul é conhecida por ser o maior animal do mundo, e pode medir cerca de 30 metros de comprimento. Atualmente, esta espécie está classificada, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como estando em perigo de extinção.


Características gerais da baleia azul


A baleia azul é um animal que suscita grande fascínio, principalmente devido ao seu tamanho corporal, sendo o maior animal do planeta. O maior exemplar capturado media cerca de 33 metros e pesava 190 toneladas. Abaixo estão algumas características deste grande mamífero.


As baleias azuis têm dobras na sua região ventral que as ajudam a recolher água e comida.

As baleias azuis têm dobras na sua região ventral que as ajudam a armazenar água e alimentos.

A sua pele é azul-acinzentada com manchas brancas.


Têm uma cabeça em forma de U, medindo cerca de um quarto do tamanho do seu corpo.


Têm dobras ventrais que se podem estender quase até metade do seu corpo. Estas pregas ajudam na expansão da cultura a acumular água e alimentos.


Têm uma barbatana dorsal curta, localizada na parte posterior do corpo, medindo cerca de 35 cm.


Têm entre 270 e 400 pares de fardo preto na sua mandíbula superior. Estas farinhas são queratinizadas, podem atingir até um metro de comprimento e 55 cm de largura, e são utilizadas para filtrar alimentos. Estas baleias não têm dentes.


Alimentam-se principalmente de krill (um pequeno crustáceo), ingerindo diariamente cerca de quatro toneladas deste alimento.


O seu bico, produzido durante a expiração, pode atingir uma altura de 10 metros.


A sua longevidade é estimada em 80 a 90 anos.



Reprodução da baleia azul


A baleia azul vive normalmente solitária, mas também pode ocasionalmente ser encontrada aos pares. O período reprodutivo ocorre durante o Inverno e a Primavera. A maturidade sexual deste animal ocorre por volta dos 10 anos de idade, quando as fêmeas têm entre 21 e 23 metros de comprimento, e os machos têm entre 20 e 21 metros.


As fêmeas produzem apenas um vitelo por gestação. Isto dura cerca de 10 a 11 meses e ocorre a cada dois a três anos. Os vitelos, quando nascem, têm sete a oito metros de comprimento e podem pesar cerca de 2500 kg. O seu período de amamentação dura cerca de oito meses.


Distribuição da baleia-azul


As baleias azuis têm uma ampla distribuição, sendo encontradas principalmente em regiões pelágicas, geralmente abaixo dos 100 metros de profundidade. Habitam os mais diversos oceanos, e observam-se três subespécies a existir em diferentes regiões: Balaenoptera musculus musculus, habitando o Hemisfério Norte; Balaenoptera musculus brevicauda, habitando as áreas subantárticas do Oceano Índico e Pacífico Sul Ocidental; Balaenoptera musculus intermedia, habitando as regiões antárticas.


A baleia azul tem um padrão migratório diversificado. Observa-se que no Verão e no início do Outono, chamado período de alimentação, alguns indivíduos migram para águas polares ou sub-polares. No Inverno e na Primavera, conhecidos como o período reprodutivo, migram para áreas tropicais ou subtropicais.


Neste processo, observa-se que alguns indivíduos fazem longas migrações para áreas de alimentação, enquanto outros fazem migrações em áreas mais limitadas. No entanto, observa-se também que alguns indivíduos permanecem durante todo o ano em áreas de maior produtividade.


Ameaças para a baleia-azul


Durante muitos anos, a caça à baleia azul foi intensa, levando a espécie quase à extinção. Em 1966, a Comissão Baleeira Internacional (IWC) começou a proteger esta espécie, e a caça foi interrompida na década de 1970.


No entanto, alguns problemas ainda afetam as populações de baleias azuis, tais como a degradação do habitat; a pesca intensiva das suas maiores presas, krill; capturas acidentais; e colisões com barcos.


É essencial ter políticas públicas de conservação não só para esta espécie mas para o ambiente como um todo, a fim de preservar o maior número possível de espécies e o bem-estar de todas as populações.



Curiosidades sobre a baleia azul


O bezerro de baleia azul ingere cerca de 600 litros de leite diariamente.

A baleia azul nada a uma velocidade média de oito quilómetros por hora, e pode atingir 30 quilómetros por hora.

As baleias azuis comunicam através da emissão de sons de baixa frequência.

As baleias azuis têm uma audição muito sensível e podem ouvir os sons emitidos por outra baleia até cerca de 1.600 quilómetros de distância.

Curiosidades da baleia azul Curiosidades da baleia azul Reviewed by Mundo dos Animais reias on fevereiro 27, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.