O que é um teste de glicose?
Um teste de glicose é usado para medir a concentração de glicose (ou glicose) no sangue. Este tipo de teste é freqüentemente realizado em pessoas com diabetes, suspeitas de ter diabetes ou diagnosticadas com diabetes gestacional.
O valor da glicose pode variar ao longo do dia, dependendo dos alimentos previamente ingeridos e das atividades físicas realizadas. A glicose em grandes ou pequenas quantidades (ver resultados e valores de referência) pode indicar problemas como hiperglicemia ou hipoglicemia, o que pode levar a uma variedade de condições mais ou menos graves (doenças), como discutiremos mais adiante.
O que é glicose?
A glicose é um tipo de açúcar, considerado a principal fonte de energia do organismo.
Este açúcar é controlado por um hormônio produzido no pâncreas chamado insulina, que ajuda a mover a glicose da corrente sanguínea para as células do corpo.
Se o pâncreas não produzir insulina suficiente ou se não estiver funcionando corretamente, a glicose pode se acumular na corrente sanguínea e causar problemas em vários órgãos (veja mais informações em "riscos de alterações da glicose").
Por que são feitos os testes de glicose?
Os testes são feitos para descobrir se os níveis de glicose em seu sangue estão dentro das faixas normais, ou se são anormais (veja faixas de referência).
Os testes de glicose são freqüentemente realizados rotineiramente, ou seja, como um teste de triagem para várias doenças, sendo o diabetes o mais prevalente.
Seu médico recomenda o teste de glicose quando você tem os seguintes sinais e sintomas de hiperglicemia (altos níveis de glicose no sangue)
Aumento da micção (vontade de urinar);
Aumento da sede
Visão embaçada
Fadiga (cansaço inexplicável)
Feridas que levam tempo para cicatrizar;
Etc.
Aumento da fome;
Ansiedade;
Sudorese (sudorese inexplicável)
Tremores
Confusão mental (mais freqüente nos idosos);
Etc.
Os testes de glicose também podem ser recomendados para aqueles que atendem a um ou mais fatores de risco, como por exemplo:
Obesidade (excesso de peso);
Diabetes;
Hipertensão arterial;
Doenças cardiovasculares;
Hereditariedade (genética): membros da família com um histórico de qualquer uma das doenças acima;
Relação entre glicose e diabetes
O diabetes é uma doença que prejudica o processamento da glicose nas células, devido a problemas na produção ou funcionamento da insulina, ou seja, altos níveis de concentração de glicose no sangue geralmente indicam mau funcionamento ou falta deste hormônio no organismo.
Portanto, os testes de glicose são realizados regularmente por pessoas que sofrem de diabetes, a fim de controlar os níveis deste açúcar no sangue.
Diabetes Gestacional
Durante a gravidez, há uma possibilidade de diabetes gestacional. O diabetes gestacional ocorre quando a placenta produz hormônios que bloqueiam o funcionamento da insulina.
Devido à freqüência de casos deste tipo de diabetes durante a gravidez, geralmente são prescritos testes de glicose a fim de monitorar e possivelmente controlar o acúmulo de glicose na corrente sanguínea.
Como é realizado um teste de glicose?
A medição dos níveis de glicose é feita através de exames de sangue, que geralmente seguem o seguinte procedimento:
Limpeza da área onde a agulha será inserida com um antisséptico;
Colocação de uma faixa elástica que permita a expansão da veia, a fim de melhorar o acesso à mesma;
Inserção da agulha, geralmente no braço;
Extração do sangue para o tubo de coleta;
Realização de um pequeno curativo, através de um curativo;
Após este procedimento, a amostra é rotulada e enviada para o laboratório, onde as análises serão processadas e os resultados serão posteriormente fornecidos ao usuário e ao médico solicitante.
Em casos de presença de diabetes, o médico pode recomendar a medição regular da glicose através de um pequeno dispositivo que coleta uma gota de sangue da ponta do dedo e analisa rapidamente os níveis de glicose, para um melhor monitoramento da glicose no sangue.
O jejum é necessário?
Sim, os testes de glicose requerem um jejum de 12 horas (sem alimentos ou bebidas) antes de serem realizados.
Valores de referência de glicose
Os valores de glicose são dados em miligramas (mg) por decilitro (dl) de sangue.
Os testes de glicose no sangue após o período de jejum indicado acima, têm os seguintes valores de referência (esperado ou normal)
Nenhum comentário: