Por vezes, para atingir os nossos objetivos, temos de fazer um esforço extra. O salário do trabalho formal nem sempre pode cobrir todas as despesas e, além disso, não deixa espaço para poupar! E se lhe disséssemos que há uma forma de ganhar dinheiro a partir de casa? Não seria esta uma óptima forma de complementar o rendimento familiar?
Há muitas pessoas que conseguem pôr os seus planos em prática, trabalhando no seu tempo livre a partir de casa. A propósito, vale a pena mencionar que muitas pessoas deixam os seus empregos regulares para se dedicarem ao trabalho de escritório em casa, melhorando a sua qualidade de vida.
Querem saber como podem trabalhar a partir de casa e alcançar a independência financeira? Veja as dicas que separámos para servir de inspiração!
Fazer trabalho por conta própria
Prestar serviços de consultoria na sua área
Oferecer cursos e aulas em vídeo
Dar aulas de reforço
Vender produtos num mercado
Criar a sua própria loja virtual
Utilizar as suas redes sociais para promover os seus produtos e serviços
Responder a inquéritos online
Venda com o método "faça você mesmo
Criar um blog ou info-produto
Participar num programa de afiliação
1. Fazer trabalho freelance
Com que é que tem experiência? Tire partido dos seus conhecimentos - as coisas que aprendeu ao longo da vida ou na sala de aula - para conseguir algum trabalho extra! A dica é que, na Internet, há muitas maneiras de o fazer.
Quer um exemplo? Cada vez mais empresas têm investido no marketing de conteúdos, gerando uma procura significativa de material interessante para os seus clientes. O objectivo é aproximar-se do público, criando uma relação de confiança e, ao mesmo tempo, transmitindo autoridade sobre o seu mercado.
Se sabe muito sobre um determinado assunto, pode falar sobre ele e ser pago por ele. Não é apenas a escrita que conta: há uma procura considerável de profissionais para várias actividades, tais como
revisão de textos
disposição do conteúdo;
criação de artes gráficas;
tradução de conteúdos de (e para) línguas estrangeiras
Elaboração de apresentações de slides (tipo PowerPoint ou Prezi).
Por onde começar a procurar?
Não é difícil encontrar opções na web. Existem plataformas especializadas que contam com o trabalho de freelancers para produzir textos e outros materiais para alimentar blogs institucionais.
Além disso, alguns sites são especializados em colmatar a lacuna entre os freelancers e as empresas interessadas no serviço. Quer alguns exemplos? Veja Workana, Freelancer, 99 freelancers e GetNinjas.
2. Preste consultoria na sua área
Uma boa dica é ensinar a outras pessoas o que aprendeu ao longo da sua vida. Tem um diploma universitário numa área específica ou já acumulou muita experiência numa determinada indústria? Que tal ajudar outros profissionais e empresas a melhorar continuamente e a obter maiores lucros?
Ofereça serviços de consultoria online! Pode preparar um material de apresentação, fazer uma página de fãs no Facebook, e um canal de vídeo no YouTube. Desta forma, demonstrará a sua experiência e ganhará clientes!
O melhor é que à medida que ganha espaço e destaque, o seu valor acrescentado aumenta - consequentemente, o retorno financeiro do seu trabalho aumenta. Assim pode trabalhar a partir do conforto da sua própria casa e ainda ganhar dinheiro extra.
3. Ofereça cursos e aulas em vídeo
Uma vez que estamos a falar de transmissão de conhecimentos, há quem precise de um pouco de ajuda com Excel, Corel Draw, Photoshop, ou mesmo de aulas personalizadas nas disciplinas mais difíceis da escola secundária/universitária. E você pode ser a solução para estes problemas!
Fique atento: já existe muito material gratuito sobre todos os tipos de disciplinas por aí. Uma forma de se diferenciar é oferecer aulas virtuais, em videoconferência com o aluno, ensinando de forma personalizada e concentrando-se naquilo com que ele ou ela tem mais dificuldade. Pense nisto: se fosse você a precisar de ajuda, não seria este um grande recurso?
Este serviço individualizado requer um pouco mais de trabalho e tempo, mas gera um melhor rendimento. Há muitas pessoas dispostas a pagar por serviços de boa qualidade! Isto pode dar um bom impulso ao seu planeamento financeiro.
4. Tutoria
Se não é tão proficiente num assunto específico ou técnico, que tal recorrer a uma boa e antiquada tutoria? O bom é que isto é independente da sua educação. Ao escolher este caminho, é possível ajudar os necessitados e ainda assim obter um rendimento extra.
É possível, por exemplo, ajudar os jovens do ensino básico e secundário com os seus trabalhos de casa, ou estudantes universitários com disciplinas e conteúdos que conhece bem. Uma boa alternativa é utilizar ferramentas online e agendar uma aula através delas.
Nenhum comentário: