O treino de cães é uma preocupação constante entre as mães e os pais dos cães. Ensinar alguns truques ao seu animal de estimação pode ajudar a facilitar algumas das tarefas diárias com ele, e é também uma forma de o educar para obedecer às ordens do seu tutor.
Como treinar ?
Treinar cães pode ser uma atividade misteriosa, é necessário compreender o mais possível sobre o assunto. Especialmente em momentos em que passamos mais tempo em casa, o animal sente a mudança e consequentemente ambos já não sabem o que fazer para passar tempo juntos.
Uma alternativa muito agradável para cães de todas as idades e raças é ensinar-lhes alguns truques. Ou seja, utilizar alguns comandos básicos de treino.
Mas se não quiserem contratar um profissional para fazer o treino de cães e quiserem ensinar o vosso animal de estimação de qualquer forma, selecionámos algumas dicas sobre como treinar um cão em casa para os seguintes truques:
Como treinar um cão da maneira certa?
Para além de reforçar os comportamentos positivos, os comandos caninos contribuem para o bem-estar físico e mental do animal de estimação. Estimula a memória e o raciocínio, reduz a ansiedade, e corrige problemas comportamentais.
Uma vez que o treino de cães representa mais do que ensinar-nos truques que nos fazem felizes e são bonitos de se ver, deve ser salientado que é também algo saudável para o seu animal de estimação e fortalece ainda mais a relação entre si.
É comum as mães e pais de cães preocuparem-se com o treino de cães, mas em tempos de ajustes orçamentais, por exemplo, contratar um profissional pode não ser a melhor alternativa.
Por conseguinte, devemos primeiro ter em consideração dois passos muito importantes:
1. A importância da repetição no treino de cães
Não se esqueça que o treino de cães é treino, e portanto é essencial repetir cada acção com o cão várias vezes até que ele aprenda o que quer que ele faça - quer ele se sente, patas, se deite ou fique.
Mas durante o treino de cães, faça sempre sessões curtas de treino com descansos no intervalo para evitar que o cão se canse e perca a atenção - a mesma coisa que nos acontece a nós humanos quando passamos demasiado tempo a fazer a mesma atividade!
2. Usar Recompensas durante o treino de cães
Várias coisas podem ser consideradas uma recompensa para os cães. Por exemplo:
A atenção que o guardião mostra ao olhar para ele;
Frases positivas como "bom menino!" ou "bem feito";
Carinho e iguarias.
Estas recompensas são grandes aliados no treino de cães: encorajam o animal de estimação a fazer os movimentos que deseja durante o início do processo, até se tornarem hábitos comuns para o cão.
Em muitos casos, estas recompensas são suficientes para ajudar a treinar o cão. Mas se achar necessário, guloseimas saudáveis ou frutos permitidos para os cães podem ajudar.
Se o seu cão for alérgico ou não conseguir sair da sua dieta, tais como os que sofrem de obesidade canina, use grãos na sua comida como um lanche.
Antes de começar a treinar cães, lembre-se: as recompensas devem ser rápidas para evitar que o cão perca o foco no treino. Tal como os elogios longos afastam o foco do animal e prejudicam a aprendizagem, as recompensas devem ser suficientemente pequenas para serem engolidas rapidamente para que não tenha de parar a atividade para que ele mastigue.
Dicas de treino de cães
Dê uma vista de olhos detalhada às nossas dicas para treinar cães em casa:
Como ensinar o seu cão a sentar-se
Este é normalmente o primeiro passo no treino de cães, pois outros comandos dependem dele.
Para aprender a ensinar o seu cão a sentar-se:
Leve um mimo, mostre-o ao seu cachorro. Segure-o perto do nariz do cachorro;
Mova a guloseima para a parte de trás da sua cabeça, permitindo que a sua cabeça siga a guloseima, seguindo o movimento, faça-o sentar;
Quando o cão se sentar, diga "sentar", e dê-lhe a guloseima.
A reação natural de muitos cães é de se sentarem, como se estivessem à espera da comida. Se isto acontecer, recompense-o com palavras de encorajamento ou com a guloseima.
Se o animal não se sentar depois de cheirar a guloseima, há outras formas de ensinar o comando com o treino do cão. Ainda com a guloseima, mover a mão para a parte de trás da cabeça do animal. A intenção é que o cão siga o movimento da sua mão e sente-se. Quando ele se sentar, não se esqueça de o recompensar.
Ainda assim, alguns animais de estimação podem não compreender. Para mostrar ao cão que ele deve sentar-se, empurrar suavemente o seu peito enquanto pressiona as suas nádegas para o obrigar a sentar-se. Depois, dar uma recompensa.
Durante o treino do cão, repita a palavra-chave que deseja, como "sentar", para que o cachorro se habitue ao comando, e aí está: aprendeu a ensinar o cão a sentar-se!
Este é o primeiro comando que deve ser ensinado. Serve de base para os outros, e é também o mais fácil de ensinar, porque é algo natural que ele já faz diariamente.
É sempre importante celebrar a realização com frases de encorajamento, tais como "bem feito!
Como ensinar o seu cão a pata
Dar a pata é um comando que estimula grandemente o raciocínio e a concentração do seu animal de estimação.
A forma mais simples de aprender a ensinar a pata a um cachorro é esconder uma iguaria na mão e deixá-lo cheirar, tal como quando se ensina um cachorro a sentar-se. Aprenda os passos abaixo:
Dê o comando para o cachorro se sentar;
Pegue numa guloseima na sua mão e feche-a num punho para que o cachorro possa apenas cheirá-la;
Espere até o cão esticar a pata na sua direcção para tentar abri-lo;
No momento em que ele tiver a pata na sua mão, fale a ordem "dê a pata" e dê-lhe a guloseima;
E não se esqueça de elogiar o seu animal de estimação e recompensá-lo também com afecto. Uma vez que ele tentará obter a guloseima de qualquer maneira, assim que colocar a sua pata na sua mão, mostre que fez a coisa certa e ofereça a recompensa. E não se esqueça de repetir a palavra-chave que escolher também durante o treino de cães.
Uma vez que ensinar o seu cachorro a deitar a pata é um processo moroso, tal como muitos outros truques de treino, seja paciente e nunca lute com o seu animal de estimação se ele demorar demasiado tempo a aprender o comando.
Ensinar o seu cachorro a deitar-se
Ensinar o seu cachorro a deitar-se é uma tarefa mais complexa e pode exigir um pouco mais de treino durante o treino de cães.
Para ensinar o comando, siga os passos abaixo:
Pegue numa guloseima e segure-a com as mãos fechadas;
Aproxime as mãos do focinho e faça-o cheirar a sua mão, identificando a presença da guloseima;
Toque no chão com a sua mão fechada. Ele irá segui-lo;
Depois, deslize a sua mão ao longo do chão em frente do cão para indicar que ele deve segui-lo, de modo a que a sua cabeça já esteja no chão.
E não menos importante, ofereça a recompensa! Também pode usar palavras-chave para que o cão compreenda a ordem sem precisar de um presente no futuro. Assim, quando ele estiver deitado e praticamente deitado, diga "deitar-se" e recompense-o pelo feito.
Lembre-se que cada animal tem uma personalidade e por isso alguns cães podem demorar mais tempo do que outros a aprender truques. No entanto, todos eles são capazes de aprender. O importante é ser paciente e respeitar o tempo de cada cão.
Além disso, o treino é uma construção diária e o tutor deve dedicar pelo menos 10 minutos do seu dia a ensinar o animal de estimação, para que haja uma fixação dos truques que foram aprendidos.
Como ensinar o seu cão a ficar
Como treinar o seu cão a sentar-se pode ser um exercício muito útil quando quer que o seu cão fique parado num só lugar, pode utilizá-lo ao receber visitantes, por exemplo.
Para ensinar o seu animal a sentar-se quieto, siga as instruções:
Dê a ordem para o cão se sentar;
Abra a palma da sua mão à frente do cão sem lhe tocar e diga "fica";
Dê alguns passos atrás e repita a ordem de "ficar";
E não se esqueça de oferecer a recompensa.
Ensinar o cão a ficar é, mais do que tudo, um exercício de auto-controlo. Assim, depois de fazer isto durante alguns minutos, faça o gesto de "parar" mostrando a sua palma da mão ao cão e diga novamente a palavra-chave "ficar" e recue lentamente.
Pode ser necessário repetir a palavra de comando durante o treino do cão enquanto se afasta, para que ele compreenda que deve ficar quieto. Para tal, pode alternar a palavra-chave com frases curtas de encorajamento como "bom menino" ou "bem feito".
Depois volte atrás e repita o processo para ensinar o cão a ficar. Se o peludo tentar segui-lo, volte atrás e faça-o regressar ao ponto de partida, e repita todo o processo de treino do cão. Até ter dominado completamente o comando, aumente gradualmente o tempo necessário para ficar parado.
Como ensinar o seu cão a aproximar-se quando é chamado
Um cachorro a ser treinado para aprender a aproximar-se quando chamado.
As dicas de treino são essenciais para que os cães tenham uma ligação mais forte com os seus donos e uma qualidade de vida ainda melhor.
Para ensinar o seu cachorro a aproximar-se de si quando o chama
Coloque uma guloseima debaixo dos seus pés e fale o comando "venha cá" ao seu cão;
Quando ele vier, diga "muito bem" e peça-lhe para se sentar;
Aumente a distância gradualmente e repita a ação até que o animal de estimação compreenda.
Nenhum comentário: