Uma das maiores aves do mundo está em perigo
O nosso mundo está cheio de surpresas. Todos os anos centenas de novas espécies são descobertas, tanto vivas como extintas. Estima-se que apenas cerca de 2% das espécies comprovadas que existiram na Terra são conhecidas durante toda a sua existência, ou seja, durante 14 mil milhões de anos.
Cada animal que descobrimos permanece estranho ou fascinante para nós, e este é um desses casos. Poucas pessoas conhecem a águia harpia ou águia harpia , uma ave que muitas pessoas confundem com uma pessoa disfarçada de ave.
O seu nome deve-se à semelhança que esta criatura alada tem com as harpias da mitologia grega, mulheres com os corpos de aves de rapina. É por isso que há quem acredite que se trata de um animal mágico ou de bruxas.
Este animal alimenta-se de carne através da predação e da presa. É considerado a maior ave do mundo com estas propriedades alimentares. Não só caça pequenos animais, como os seus primos águia, mas também tem a capacidade de se alimentar de macacos, araras, porcos-espinhos, iguanas, cobras, e preguiças amarelas.
O seu tamanho varia de 90 centímetros a 1 metro de altitude. Com as suas asas estendidas pode atingir uma envergadura de asas de até 2,5 metros. O seu peso pode atingir até 9 quilogramas nas fêmeas, enquanto os machos atingem 5,4 quilogramas.
Esta ave está no topo da cadeia alimentar do seu habitat devido ao seu tamanho, estando no mesmo nível das onças-pintadas e das anacondas.
As suas garras podem medir até 13 centímetros, e as suas patas são tão espessas quanto um braço humano médio pode ser. É por isso que a sua aparência é bastante intimidante.
Esta ave habita as selvas brasileiras, pragas da América Central, e o norte da Argentina. No entanto, por mais alta que seja a sua variedade, esta espécie está na lista dos animais ameaçados (a sua população é inferior a 50.000).
Uma das principais razões para o desaparecimento deste impressionante animal é o abate excessivo no seu habitat, o envenenamento da água, os incêndios florestais e o medo da caça.
Se as coisas não mudarem, esta ave será extinta dentro de alguns anos, uma vez que a sua época de reprodução é de 2 em 2 anos. Quando chega a sua época de reprodução, constroem os seus ninhos no topo das árvores mais altas e muitas vezes reutilizam-nas. Portanto, quando cortam árvores onde estão, o processo pode demorar mais tempo ou mesmo não ser levado a cabo de todo.
Conhecia esta bela espécie? Deixe-nos saber nos comentários! Partilhe esta nota com os seus amigos para os informar sobre a águia harpia e que esta está em perigo de desaparecer
Nenhum comentário: