A Vida de um cachorro

Conhecendo meu cachorro


  • Os primeiros sinais de amor aparecem nessa ansiedade de reencontrar a pessoa. Não se quer estar muito longe. E quando finalmente se liga, o mundo inteiro para. Isto é exatamente o que o seu cão experimenta consigo: as dores e alegrias do amor romântico. Quando sentem o cheiro do seu dono, os cães do cérebro 2 ativam uma área [...]


  • É impossível saber exatamente o que se passa na cabeça de um cão quando ele dita a continuação do seu dono na sala de estar, no quarto, na cozinha e mesmo na casa de banho. O que se sabe é que, sendo animais sociais, os cães preferem sempre ter companhia em vez de estarem sozinhos. Isto, é claro, desde que esta companhia seja alguém de quem eles gostem e em quem confiem.

  • Além disso, alguns especialistas acreditam que manter o tutor na casa de banho, por exemplo, é uma forma de assegurar a sua proteção. Por outras palavras, mais amor do que isso, impossível!



Mais do que qualquer outra pessoa, ele sabe quando está triste

Diferentes estudos recentes têm tentado analisar se os cães são de facto capazes de ler os nossos gestos e expressões. Como tudo sugere, a resposta é sim! Embora alguns cães sejam melhores do que outros, os cães podem saber quando estamos tristes ou felizes. E, o que é mais interessante, eles tendem a ter empatia para com os seus tutores, sendo mais silenciosos quando vêem que o tutor está triste, ou mais eufóricos quando vêem que o tutor está feliz. Vai dizer que isto não é uma demonstração de amor? 

Se por um lado a recente pesquisa dos norte-americanos explica que esta relação amorosa começa através do olfato, por outro, os japoneses afirmam que este laço de afeto está à vista. 

Segundo os cientistas asiáticos, a troca mútua de olhares produz altos níveis de oxitocina, uma hormona que aumenta a confiança e a ligação emocional do animal de estimação. Mesmo esta percepção, de acordo com os investigadores, é bastante semelhante entre as mães e os seus bebés quando olham um para o outro.

"Os cães são mais competentes do que os lobos e os chimpanzés, que são respectivamente os parentes mais próximos dos cães e dos humanos, na sua comunicação com os comportamentos sociais humanos", mostrou o estudo de 2015, liderado por Takefumi Kikusui do Departamento de Zootecnia e Biotecnologia da Universidade Azabu no Japão.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores avaliaram os cães e os seus tutores durante 30 minutos, documentando todas as interações, incluindo palavras, carícias e olhares. Medindo os níveis de oxitocina, concluíram que "o aumento do contato visual entre os cães e os seus donos levou ao aumento da oxitocina no cérebro de ambas as espécies", apontou o estudo.



A Vida de um cachorro A Vida de um cachorro Reviewed by Mundo dos Animais reias on fevereiro 03, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.